Parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-DF) está construindo banheiros nas casas de famílias de baixa renda.
Segundo o Instituto Trata Brasil, cerca 5,5 milhões de pessoas vivem em locais que não tem banheiro.
A cidade Estrutural, região próxima de Brasília, recebeu até o momento, 20 banheiros já foram construídos – investidos R$ 360 mil e 35 famílias selecionadas – as obras têm:
– Vaso sanitário
– Chuveiro
– Pia
– Piso e revestimento
– Instalações elétrica, hidráulica e de esgoto
Os contemplados foram escolhidos a partir de encaminhamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Antes de começar as obras, a família se reúne com um assistente social da Codhab e um arquiteto para discutir o projeto do banheiro.
O projeto “Nenhuma casa sem banheiro” no Distrito Federal foi lançado em dezembro de 2021. O objetivo é executar melhorias sanitárias para quem vive em áreas e situação de vulnerabilidade social, por meio de programas e ações que possibilitem a execução de atividades ligadas à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis).
A Codhab viabiliza as obras e cede equipe social e técnica para orientar os profissionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Já o CAU disponibiliza os profissionais de arquitetura e urbanismo para desenvolver o projeto de construção, reforma, ou adaptação de unidades sanitárias.
Com informações do G1DF