Nesta manhã de quinta (23), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), em mais uma ação do Governo do Distrito Federal, assinou ordem de serviço para início da revitalização da Avenida Paranoá, ao longo de 2,7 km. A cerimônia de assinatura ocorreu na Praça Central, Área Especial, ao lado da paróquia Santa Maria dos Pobres
Entenda-se por revitalização conjunto de obras e benfeitorias abrangentes. Ocorrerão obras nas calçadas, estacionamentos, drenagem, ciclovia e paisagismo, com investimento de R$ 16 milhões na obra, há muito tempo reivindicadas por 65 mil moradores da cidade, aproximadamente.
Durante discurso o chefe do Executivo local, afirmou que em outros locais onde foram realizadas essas obras, a exemplo da W3 Sul, notou-se o quanto são importantes as revitalizações “das ruas e das avenidas mais movimentadas do DF”, afirmou.
Além de proporcionar melhor acessibilidade para os idosos, para as pessoas com deficiência e para o comércio, são obras que valem os investimentos.
“Sabemos que as obras trazem transtornos, mas, ao final, todos vão poder olhar, agradecer e falar: eu moro numa cidade que tem qualidade de vida”, frisou o governador do DF.
A verdadeira reurbanização da avenida ainda contará com projeto de arborização, utilização de diferentes espécies vegetais do cerrado.
Enquanto a ciclovia que já foi instalada no canteiro central será preservada e recuperada. Além disso, as paradas de ônibus serão alinhadas com a calçada e contarão com a instalação de rampas e pisos táteis.
Trata-se de projeto que há 15 anos não era tocado. “Estamos fazendo virar realidade, é mais um saindo do papel nesta gestão. O Paranoá é uma cidade antiga e consolidada, e essa avenida é referência para os moradores”, pontuou o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “É uma requalificação que estamos fazendo em outras cidades e que chega agora ao Paranoá”, afirmou ele, com entusiasmo.
O administrador regional do Paranoá, Sérgio Damasceno, comemorou a assinatura da ordem de serviço. Segundo ele, é “mais um sonho que vamos realizar”.
“O Paranoá saiu na frente com parquinhos adaptados e agora vai ter a avenida principal com acessibilidade. Vamos trocar o asfalto, redimensionar as paradas de ônibus e muito mais. É um projeto de primeira para tornar o Paranoá uma das cidades mais acessíveis do DF”, destacou Damasceno.
Cuidadosamente projetada, a obra será iniciada na segunda quinzena de janeiro. A intenção de Ibaneis Rocha é não ser transtorno para os moradores e comerciantes na época de Natal e fim de ano. Como a obra é um anseio antigo da comunidade, os moradores não vêem a hora de ver a obra começar e logo depois ser concluída. A expectativa é grande dos moradores.
Compareceram ao evento o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, a deputada federal, Celina Leão (PP-DF), entre outros convidados e moradores da região.