Joaquim Roriz governou o DF quatro vezes, seu mandato mais recente acabou em 2006 e 12 anos depois é considerado o melhor governador de sempre para 39,2% dos brasilienses, segundo levantamento do Paraná Pesquisas exclusivo para o portal Diário do Poder. Apesar do “recall” que o coloca na condição de o político mais bem avaliado do DF, Roriz está fora do “jogo”. Ele vive recluso em sua casa, muito doente, nas cercanias do Plano Piloto de Brasília, e já não consegue reconhecer nem mesmo os velhos amigos e antigos auxiliares. O 2º na lista é José Roberto Arruda (17,5%) e Cristovam Buarque (12,1%) é o terceiro. Agnelo Queiroz, que sequer foi ao 2º turno quando tentou se reeleger, tem 3,1% e o atual mandatário, Rodrigo Rollemberg, 2,7%.
O baixo desempenho de Rollemberg é reflexo da impressão de 53,6% dos eleitores de que a situação do DF piorou nos últimos quatro anos.
Roriz e Arruda renunciaram a mandatos após denúncias de corrupção. Arruda chegou a ser preso quando governava o Distrito Federal.
A pesquisa ouviu 1.540 eleitores do DF de 6 a 11 de julho. A margem de erro é de 2,5%. Pesquisa registrada no TSE sob nº DF-00150/2018.
