Papa Francisco enfrenta piora na saúde e segue em estado crítico, informa Vaticano
A saúde do Papa Francisco piorou nas últimas 24 horas, informou o Vaticano neste sábado. Segundo o comunicado oficial, o pontífice sofreu uma “crise respiratória prolongada semelhante à asma” e precisou receber transfusões de sangue.
“O Santo Padre permanece alerta e passou o dia em uma cadeira, embora esteja mais indisposto do que ontem. No momento, o prognóstico permanece reservado”, declarou o Vaticano. Francisco está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, após enfrentar dificuldades respiratórias por vários dias. Os médicos diagnosticaram pneumonia dupla.
De acordo com o Vaticano, os médicos administraram um “alto fluxo” de oxigênio devido à crise respiratória e realizaram transfusões de sangue, uma vez que exames indicaram uma baixa contagem de plaquetas, associada à anemia.
“A condição do Santo Padre continua crítica”, destacou o comunicado. “O Papa não está fora de perigo.” Mais cedo, o Vaticano anunciou que Francisco não participará da tradicional oração dominical com os fiéis, pelo segundo final de semana consecutivo.
O comunicado também descreveu a infecção do Papa como “complexa”, afirmando que a doença é provocada por dois ou mais micro-organismos.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)