O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Goiás divulgou um vídeo nas redes sociais alertando que o teste do bafômetro pode apresentar resultados positivos após o consumo de pão de forma. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) iniciou um processo após uma pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor revelar a presença de álcool em produtos de diversas marcas populares.
No vídeo, compartilhado no Instagram, uma mulher consome duas fatias de pão de forma de uma marca e realiza o teste do bafômetro, que indica resultado positivo para embriaguez, registrando um índice de 0,12 miligramas por litro de ar expedido, com margem de erro de até 0,04 mg/litro de ar. Em contraste, um homem que consumiu pão de forma de outra marca apresentou resultado de 0,0 mg/litro de ar.
O Detran aconselha os motoristas a considerarem os alimentos ingeridos antes de dirigir, devido à possível influência no teste do bafômetro.
Caso sob investigação pela Anvisa
A pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor apontou que cinco marcas de pão de forma teriam teor alcoólico superior a 0,5%, se fossem considerados como bebidas: Visconti (3,37%), Bauducco (1,17%), Wickbold 5 Zeros (0,89%), Wickbold Sem Glúten (0,66%) e Wick Leve (0,52%), além da Panco (0,51%).
O estudo indicou que duas fatias de pão de forma da marca Visconti teriam o equivalente a 1,69 g de álcool, da Bauducco a 0,59 g e da Wickbold 5 Zeros a 0,45 g. A contaminação com álcool pode ocorrer devido ao processo de adição de conservantes, onde o álcool usado para diluição pode não evaporar completamente até o consumo final do produto.