Passagens poderão ser pagas com cartão de débito ou crédito e recargas poderão ser feitas via Pix ou cartão de débito. Sistema será implantado em até 90 dias pela BRB Mobilidade e concessionárias do SPTC
A partir dos próximos meses, os passageiros de ônibus do Distrito Federal (DF) terão mais uma opção de pagamento: a possibilidade de utilizar cartões de crédito ou débito diretamente nos validadores. Além disso, as recargas dos cartões de transporte poderão ser adquiridas por meio de cartão de débito ou Pix.
A implantação da Rede Complementar de Pagamento Digital (RCPD) será feita pela BRB Mobilidade em conjunto com as concessionárias do Sistema de Transporte Público Coletivo (SPTC), e tem prazo de até 90 dias para ser concluída. O sistema é semelhante ao utilizado no Metrô-DF, que já oferece a opção de pagamento digital há algum tempo.
Vale ressaltar que o pagamento em dinheiro ainda será admitido nos ônibus do DF, sendo que a adição de novas formas de pagamento visa oferecer mais opções e praticidade aos passageiros. A iniciativa também pode contribuir para diminuir as aglomerações nos postos de venda de cartões de transporte, já que agora as recargas poderão ser feitas diretamente nos validadores dos ônibus.
A novidade é bem vista pelos usuários do transporte público, que esperam ter mais facilidade e comodidade na hora de utilizar o serviço. Além disso, a adoção de novas tecnologias pode contribuir para uma melhora na qualidade do transporte público, atraindo mais pessoas para utilizá-lo e diminuindo o número de carros nas ruas, o que impacta diretamente no trânsito e na qualidade do ar da cidade.