Paco participa da inauguração do busto de Gandhi no Parque da Cidade

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

A doação do busto é patrocinada pelo Conselho de Relações Culturais do Ministério das Relações Exteriores do Governo da Índia, e já é também parte integrante das comemorações de 60 anos de Brasília.

A capital brasileira foi a cidade escolhida para receber a estátua de bronze em homenagem a Mahatma Gandhi. Inaugurada nesta quinta-feira (9), no Parque da Cidade, em cerimônia realizada por representantes do GDF, da Secretaria de Turismo e da Embaixada Indiana. A iniciativa faz parte das celebrações dos 150 anos do nascimento do “Apóstolo da paz” que pregou a paz durante toda a sua vida. Além do Brasil, outros países como Portugal, África do Sul e Inglaterra também foram contemplados com o presente.

A inauguração do busto de Gandhi , doada à cidade pelo Conselho de Relações Culturais do Ministério das Relações Exteriores do Governo da Índia, também já é parte integrante da comemoração de 60 anos de Brasília. A estátua é feita de bronze, pesa cerca de 300 quilos e foi instalada próximo à lagoa do parque. O acesso mais fácil é pelo estacionamento 10.

Para o governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, que participou da solenidade, a inauguração do busto demonstra a união de esforços entre as nações. “É um objetivo compartilhado entre Índia e Brasil, baseado nos laços de amizade e cooperação, em busca da mitigação de problemáticas globais, tais como a fome e a violência, seguindo nosso preceito constitucional de cooperação entre os povos para o progresso da humanidade”, salientou Brito.

O encarregado de negócios da Embaixada da Índia, S. Koventhan, agradeceu o apoio do GDF pela cessão do espaço. “É ótimo concluir aqui, no parque”, disse, referindo-se à programação comemorativa cultural da embaixada, entre palestras, cursos e o lançamento de um selo postal.

Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, foi  um dia histórico para Brasília. “Acredito na sincronicidade e energia [do lugar]”, frisou, referindo-se aos acontecimentos e aos pontos em comum entre os dois países, como a gastronomia, a música, a dança, a arquitetura e o turismo religioso, místico e ecumênico.

Flores foram ofertadas ao monumento, como um marco de respeito à grande personalidade de Gandhi, pelo governador em exercício , o representante da embaixada  e suas respectivas esposas, além da secretária de Turismo. Lembranças e buquês de flores também foram trocados entre as autoridades. Na oportunidade, Paco Britto entregou três exemplares de ipês ao encarregado de negócios da embaixada.

Estudantes – Alunos brasileiros que estudam hindi na Embaixada da Índia no Brasil, sob a orientação da professora Reva Garg, apresentaram a canção de oração favorita de Gandhi. Por fim, os convidados assistiram à gravação da mensagem amistosa do ministro de Relações Exteriores da Índia, S. Jaishankar.

O maior legado foi o criar uma cultura de paz e a promoção da não violência, da educação, independente de credo. Budistas, messiânicos, espiritas entre outras religiões estiveram representadas na solenidade. ” Iniciar o ano 2020 de forma positiva é muito bom, estou feliz de fazer parte desse projeto”, disse o  Monge Sato, do Templo Budista. Com informções da Revista Embassy News.info.

Mais lidas

Andrea Bocelli ao vivo: Oferta exclusiva BRB
Senac-DF: Curso técnico em gastronomia 2024
Viva o São João: Sesc-DF lança Tradições J...
...