O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto (Avante), representando o governador Ibaneis Rocha (MDB), participou da cerimônia de entrega de certificados de 500 alunos concluintes do programa de Laboratórios de Robótica do GDF – Include, na manhã desta quarta (20), no Palácio do Buriti. O investimento é da ordem de R$ 3 a R$ 4 milhões em emendas e contrapartida do governo.
Paco parabenizou a todos os alunos em nome da Vitória, do Artur, Gibson, Ryan e do Miguel que representaram os concluintes do curso que é uma ferramenta garantindo capacitação a crianças e adolescentes no setor de tecnologia, o qual tem uma remuneração diferenciada. Em seguida agradeceu a todos das unidades regionais da Administração dos laboratórios includes de robótica, com a parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF.
Ele enfatizou que os alunos são os homenageados. “Vocês, meninas e meninos são, sim, a nossa esperança de futuro. Por isso que o governo Ibaneis fez essa parceria com o include com Francesco, da Campus Party. Por determinação do governador Ibaneis abraçamos a Campus Party, veio com a deputada Celina, veio com Gilvan e passamos para a secretaria, para a FAP e para a Câmara Legislativa.”
O vice-governador lembrou que sem as emendas legislativas seria muito mais difícil realizar a entrega desses certificados. Paco agradeceu ao governador Ibaneis Rocha, explicando que não adianta ter emendas se elas não forem executadas.
“Ele (Ibaneis Rocha) tem essa visão que nós somos o presente. Estamos tentando dar essa esperança a vocês, aos nossos filhos, aos nossos netos. E por que nós fazemos isso? Porque nossa esperança são vocês para fazer uma Brasília melhor, mais digna, mais solidária, que possa enfrentar tudo o que está acontecendo nessa pandemia. E se Deus quiser já vai terminar.
No entendimento de Paco Britto a responsabilidade atual é transferir à nova geração as duas únicas coisas que “ninguém leva” que são “educação e cultura”. “Isso vocês vão levar para o resto das vidas de vocês. Isso o governo Ibaneis Rocha-Paco Britto sabe muito bem. Vocês, crianças, jovens são a nossa esperança numa Brasília melhor, num país melhor. Eu creio e acredito muito em vocês.”
O GDF, na questão de informática e tecnologia, disponibilizará 60 mil bolsas de dados para 20 mil deficientes. Todos os transportes por aplicativo e táxis terão internet e serão levadas bolsas pacote de dados para 30 mil famílias de baixa renda, segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo.
Campus Party BSB
O vice-governador, após a cerimônia, antecipou que o GDF já se encontra se preparando para a Campus Party 2021 presencial no DF. Além da expectativa de que a pandemia perderá força, a preocupação é com a segurança da saúde dos participantes.
Estiveram presentes o secretário José Humberto, a secretária de Justiça, Marcela Passamani, secretária da Educação, Elvia Paranaguá, vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), deputado distrital, Guarda Jânio (PROS), Leandro Grass (REDE), o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP), Marco Antônio, administradores e administradoras regionais, entre outras autoridades.