As obras da reforma do circuito não pararam nem embaixo de chuvas. Assim o cronograma da conclusão dos trabalhos está valendo, em maio deste ano. A informação é do vice-governador do Distrito Federal, governador em exercício, Paco Britto
O Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, deve sediar ao menos 12 provas automobilísticas em 2022, informou o governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, nesta segunda-feira (10). O espaço está fechado desde 2014 e passa por reformas. A previsão é de que as obras terminem em maio e a pista receba provas de velocidade a partir de julho.
O anúncio foi feito durante evento no Palácio do Buriti. Britto apresentou o cronograma de atividades ao lado do presidente do Banco Regional de Brasília (BRB).
A gestão será realizada pela instituição financeira. O local servirá de palco para demais eventos, além das corridas de automobilismo. O espaço pertence à Terracap.
“A população ganha o autódromo de volta”, disse o governador em exercício. “Já tivemos cinco pilotos na Fórmula 1, que nós criamos, começaram no DF. Voltaremos a ser protagonistas nesta categoria de automobilismo internacional também”, enfatizou Paco Britto.
Com a revitalização do tradicional circuito espera-se que o turismo e o comércio na cidade nos 24 finais de semana de provas sofrerão impacto positivo. Ele disse que não há uma estimativa do impacto econômico com a realização das competições.
“Não temos ainda isso feito porque se passaram oito anos de desmantelo. Agora temos que calcular tudo isso novamente”, acentuou.

Em princípio o objetivo próximo é disponibilizar o circuito para competições regionais em junho, segundo o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. “A gente quer incluir Brasília nesse circuito”, frisou ele. A expectativa é que a F4, categoria que sucede o kart, ocorra no autódromo em julho.
Em relação à nova realidade de propagação em maior velocidade do Covid-19, agora com a variante Ômicron, Paco Brito mantém o otimismo com maior índice de imunização no DF. “Esperamos que essa pandemia se abrande e acabe. Se Deus quiser vai acabar, a partir do momento em que todos nós estivermos vacinados e mantendo distanciamento. Esperamos que até maio essa pandemia esteja controlada”, afirmou o governador em exercício.
O autódromo Nelson Piquet teve sua última prova realizada em 2014 e chegou a ser usado como abrigo para a população em situação de vulnerabilidade ao longo da pandemia. Depois que as tendas foram desmobilizadas, a pista foi liberada para ciclistas.
Confira o calendário de competições nacionais: 2 e 3/7: Stock Car; 2 e 3/: Turismo Nacional; 3 e 4/9: Porsche Cup (A definir): Império Endurance 1º e 2/10: Porsche Cup – Sprint 9/10: Porsche Cup – Endurance 6/11: Sprint Race 6/11: Copa Truck; 19 e 20/11: Copa Shell; 19 e 20/11: Turismo Nacional; 20/11: Stock Car Pro Series