O governador em exercício Paco Britto visitou o Autódromo de Brasília, nesta sexta-feira (05), acompanhado de pilotos e ex-pilotos, que ficaram satisfeitos com a iniciativa do Governador Ibaneis Rocha de colocar o autódromo em condições de receber provas como a da Stock Car. A intenção é transformar o local em uma arena multiúso e devolver o equipamento à população nos próximos meses.
A revitalização profunda da pista do Autódromo de Brasília está a toda velocidade possível. E, totalmente, dentro das normas da Federação de Automobilismo do Distrito Federal (FADF), rumo à homologação, assim que estiver concluído. Vale ressaltar que a obra conta com a parceria do Banco Regional de Brasília (BRB).
“São muitos anos parado. Temos um autódromo no centro da cidade em que não foi feito nada, foi só destruído nesse período. Por determinação do nosso piloto Ibaneis Rocha, agora nós vamos entregá-lo. Vamos resgatar e dar credibilidade aos pilotos de Brasília”, ressaltou Paco Britto.
Em dezembro estava agendada a primeira prova de Stock Car. “O Paulo Henrique, presidente do BRB – já está vendo isso, a pista tem que estar homologada, tem que fazer testes na pista, de qualquer maneira o autódromo já está no cronograma da Stock Car e de outras provas”, enfatizou Paco.
O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur, ressaltou que já foram removidos mais de 3 km de asfalto na fase da fresagem. Ele destacou que o material retirado terá um destino útil. “Vamos começar a aplicar essas normas nos próximos dias, fazer todos os testes possíveis para que essa pista seja entregue dentro do espaço programado. Já foram fresados mais de 3 km da pista já existente. Esse material é bom e a pedido do nosso governador e do vice-governador vai ser usado em acessos de escolas que por ventura ainda não tenham pavimento”, explica o diretor-geral do DER-DF, Fauzi.
Um dos pilotos que acompanhou Paco Britto correu na Fórmula Indy, na Stock Car e na Fórmula 3 Sul-Americana. Trata-se de Vítor Meira que reconheceu o esforço do governador Ibaneis Rocha e a importância do local para Brasília. “Não é um autódromo apenas para corridas, é um autódromo para a cidade. Graças ao esforço em tirá-lo da inércia de anos, após várias tentativas, esse governo conseguiu”, acentuou Vítor Meira.
Além disso, no entendimento do ex-piloto, “é um espaço que precisa continuar, muita gente vai se formar com ele. Uma grande sensibilidade que o governo teve que ninguém conseguiu fazer”.
Vitor Meira, representando os pilotos lembrou que o autódromo ficou parado quase 10 anos a revitalização para a população de Brasília, além dos pilotos tem toda uma cadeia que vem atrás, de cada kart, de carro tem cinco, seis, dez pessoas que são pais de família, que são as questões sociais. Precisa continuar a sensibilidade que o governo teve e ninguém conseguiu fazer. Agradeço muito em nome dos pilotos por toda a história que tem o autódromo”, completou.
Além do ex-piloto renomado desde o início da carreira no Kart, Vítor Meira, que é de Brasília, o campeão da Porsche Carrera Cup 3.8, Enzo Elias, não teve oportunidade de acelerar um bólido na pista de sua cidade natal.
Aos 19 anos, Elias foi criado e vive em Brasília. Ele informou que é o campeão mais jovem de qualquer campeonato da Porsche no mundo, corre pela equipe no Brasil, e é piloto júnior da marca. O primeiro campeonato conquistado foi aos 17 anos, o vice aos 18, no ano passado -, “estou brigando mais uma vez pelo título, neste ano, na semana que vem, já. Aos vinte anos, eu vou correr aqui e, quem sabe, conquistar um título aqui também”.
Elias contou que iniciou a carreira quando o autódromo foi fechado. E não conteve a emoção ao elogiar a iniciativa do governador Ibaneis Rocha. “É uma alegria ver o Autódromo de Brasília nascer para mim, pela primeira vez. Eu não cheguei a correr aqui, a testar nem nada. Quando eu comecei, o autódromo não estava em funcionamento”, detalhou.
Segundo o jovem piloto “um dos meus maiores sonhos, que é ganhar em Brasília, eu ainda não pude realizar, mas espero no ano que vem, quando o autódromo estiver homologado, tudo certinho, trazer a Porsche Cup também para Brasília e realizar isso, que é ganhar dentro de casa, é uma das maiores conquistas que posso ter na vida”, pontuou.
O presidente da Federação de Automobilismo do Distrito Federal (FADF) também agradeceu ao governador Ibaneis Rocha o fato de se chegar a esse ponto em que as obras se encontram, “que é a realidade, a nova reinauguração do Autódromo”.
Ele também agradeceu “ao Izídio da Terracap, ao Fauzi”. Ele enfatizou que há a certeza “que teremos o autódromo de volta”.
Fresagem do asfalto já alcançou 3 km de pista
Fotos: Jaqueline Husni / Assessoria Paco Britto