Ouvidorias do SUS fazem história em Brasília

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Ouvidorias do SUS realizam encontro histórico no Distrito Federal

O Distrito Federal sediou um marco na história do Sistema Único de Saúde (SUS) com a realização do Encontro Nacional da Ouvidoria-Geral do SUS (ENOuvSUS2025). O evento, que ocorreu entre os dias 19 e 21 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), reuniu cerca de 600 participantes para debater o fortalecimento das ouvidorias como ferramentas essenciais na garantia dos direitos dos cidadãos brasileiros.

Organizado pela Ouvidoria-Geral do SUS (OuvSUS/MS), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), o encontro serviu como espaço para a apresentação e discussão das propostas colhidas ao longo de 2024, nas Oficinas e Seminários Regionais, voltadas à construção da Política Nacional de Ouvidorias do SUS (PNO/SUS) e do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS (SNO/SUS).

 

A cerimônia de abertura contou com a presença de Adriano Massuda, Secretário Executivo do Ministério da Saúde, representando o Ministro da Saúde; Fernanda Lou Sans Magano, Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS); Patrícia Camargo Ferreira, Ouvidora do SUS do Estado de São Paulo, representando o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS); Conceição Aparecida Pereira Rezende, Ouvidora-Geral do SUS; e Daniela de Miranda de Cunto Bueno, Ouvidora da Fiocruz, representando o Presidente da Fiocruz.

 

 

Durante os painéis, foram abordados temas como o fortalecimento da participação social, os diagnósticos das ouvidorias no Brasil, e o retrospecto das sete oficinas e três seminários regionais realizados no último ano. As discussões evidenciaram o impacto das ouvidorias na qualificação da gestão do SUS e na ampliação dos espaços de escuta e diálogo com a população.

Na quinta-feira (20), os grupos de trabalho debateram os Princípios e Diretrizes para a Política Nacional de Ouvidorias do SUS, além da organização e fortalecimento da Rede Nacional de Ouvidorias e da Política de Educação Permanente para as Ouvidorias do SUS. O evento também promoveu um Café Literário, com o lançamento de três publicações de relevância para o setor, acompanhado de uma sessão de autógrafos.

 

 

O encerramento, na sexta-feira (21), foi marcado pela Plenária de Socialização das Propostas, consolidando os principais encaminhamentos para a construção das bases da Política Nacional de Ouvidorias do SUS. O evento reafirmou o papel essencial das ouvidorias na defesa dos direitos dos usuários do SUS e no aprimoramento contínuo da gestão pública da saúde no Brasil.

 

 

Fotos: Divulgação

Mais lidas

BTG, BRB e o boato do banco a R$ 1
Fim do governo PT: rejeição a Lula não par...
Comunicação e Governança: Pilar da transpa...
...