Otimismo no Ar: Projeções indicam um natal promissor para comércio e consumidores em 2023

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Fecomércio-DF

 

Pesquisa da Fecomércio-DF revela expectativa de cescimento de vendas e diversificação de estratégias para o melhor natal dos últimos sete Anos

 

 

Por Sinval Souza

A pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF (IF-DF) traz boas notícias para o cenário econômico, revelando um otimismo tanto por parte dos consumidores quanto dos lojistas em relação às vendas para o Natal deste ano. As projeções apontam um crescimento significativo, com uma média de 23,9% a mais em vendas em comparação com o Natal de 2022, prevendo um movimento de aproximadamente R$ 830 milhões no comércio da capital.

 

 

Entre os lojistas entrevistados, 82,4% estão otimistas e esperam vendas maiores do que no ano anterior, enquanto 17,6% mantêm expectativas semelhantes, e nenhum deles prevê vendas menores. No lado dos consumidores, 64,5% planejam presentear alguém neste Natal, com um ticket médio de compra estimado em R$ 345,26, um aumento de 0,5% em relação ao ano anterior, quando era de R$ 343,62. A pesquisa aponta um crescente otimismo desde 2020, com 2023 sendo o melhor ano na série histórica dos últimos sete anos. Pela primeira vez, a expectativa menor entre os lojistas foi de 0%.

 

 

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, analisa que esse otimismo pode ser atribuído a fatores como a inflação controlada, o aumento do emprego no DF, os reajustes salariais concedidos nos setores público e privado, bem como as quedas consecutivas da taxa Selic, com previsão de novas reduções no futuro. O sábado é o dia preferido para fazer compras, escolhido por 36,4% dos consumidores, e o turno da tarde é o horário mais popular, com 63,6% das preferências. Quanto aos presentes, produtos de vestuário e acessórios lideram com 31,2%, seguidos por calçados e acessórios com 20,7%, e cosméticos e perfumes com 16,9%.

 

Em relação aos lojistas, o ticket médio previsto é de R$ 185,45, uma queda de 24,4% em comparação com 2022, que registrava R$ 245,15. A maioria dos lojistas (80,9%) planeja adotar estratégias para impulsionar as vendas, destacando-se a diversificação de produtos (22,56%) e vitrines temáticas (19,04%) como as estratégias mais adotadas.

 

 

A pesquisa também aponta que a maioria dos lojistas (89,6%) manterá os preços dos produtos em relação ao ano anterior, e aqueles que planejam ajustar os valores têm uma expectativa média de aumento de 7,8%. Este cenário promissor sugere um Natal animado tanto para consumidores quanto para o comércio local.

 

Mais lidas

Por que os países árabes não se pronunciam...
Casas a custo zero abre inscrições para 16...
"No Kings": 75 mil protestam contra Trump ...
...