Grupo de 32 pessoas, incluindo 22 brasileiros e 10 palestinos, é recebido pelo presidente Lula após resgate humanitário
A aeronave VC2 da Presidência da República pousou na Base Aérea de Brasília, trazendo o grupo de 32 pessoas repatriadas da Faixa de Gaza, no Oriente Médio. Entre elas, 17 crianças, nove mulheres e seis homens, sendo 22 brasileiros e dez palestinos familiares dos brasileiros. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de ministros receberam os repatriados, expressando a importância do resgate humanitário.
Lula prometeu manter a Operação Voltando em Paz enquanto necessário, garantindo o retorno dos familiares palestinos dos brasileiros que desejarem sair de Gaza. Desde o início do conflito, a operação já resgatou 1.477 passageiros em cinco aeronaves da Força Aérea Brasileira, com o envolvimento de mais de 150 militares e 37 profissionais de saúde.
Os repatriados, após cruzarem a fronteira entre Gaza e o Egito, foram acolhidos pelo Governo Federal em uma jornada que incluiu apoio da Embaixada do Brasil no Egito, escalas técnicas em Las Palmas, na Espanha, e Recife, além de uma estrutura da FAB em Brasília para descanso e cuidados médicos.
O acolhimento em solo brasileiro envolve uma equipe multidisciplinar, incluindo profissionais do Ministério da Saúde, Polícia Federal, Ministério de Desenvolvimento Social e Ministério de Direitos Humanos, junto com agências da ONU para Refugiados e Migrações. O objetivo é garantir o bem-estar e a reintegração dos repatriados, proporcionando-lhes apoio médico, documentação e, quando aplicável, a inclusão em programas sociais. O grupo seguirá para São Paulo, Florianópolis, Cuiabá, Novo Hamburgo e permanecerá em Brasília, conforme as necessidades individuais.
