Operação da PC prende suspeitos de fraude no DFTrans

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

A Polícia Civil do DF e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagraram na manhã desta quinta (15) uma megaoperação para desarticular um grupo suspeito de fraudar o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

Na batizada Operação Trickster, a Polícia Civil cumpre 45 mandados de prisão temporária no DF, em Valparaíso (GO), na Cidade Ocidental (GO), em João Pessoa (PB) e no Recife (PE). Entre os alvos está o auditor fiscal Pedro Jorge Brasil, preso na Operação Checklist, que investigou fraudes na vistoria de ônibus por parte de servidores públicos da Secretaria de Mobilidade.

De acordo com as investigações, Pedro Jorge liderava a ação de analistas, que inseriam no sistema do órgão empresas que não existem, e de outros funcionários do órgão, que atualizavam as senhas de acesso ao sistema. O grupo então descarregava os créditos dos cartões nos validadores de ônibus de trajetos rurais. Por último, uma outra parte do grupo transformavam os créditos fictícios em dinheiro em espécie. Desde 2014, o esquema pode ter desviado mais de R$ 1 bilhão.

Também estão sendo presos a esposa de Pedro Jorge, advogados e permissionários de empresas que atuam na zona rural. Os integrantes do grupo são investigados pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato majorado, peculato e inserção de dados falsos em sistema de informação. DP

Mais lidas

Detran-DF: Maio Amarelo pela paz no trânsito
Vídeo: Meteoro ilumina céus de Portugal e ...
Locais do Sesc-DF para exames cardiológico...
...