Detran-DF realiza operação Carnaval Seguro e autua motoristas em diversas regiões
De sexta-feira (21/2) a domingo (23/2), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu a operação Carnaval Seguro, com ações realizadas em Águas Claras, Areal, Asa Norte, Eixo Monumental, Núcleo Bandeirante, Planaltina e Samambaia. Durante o fim de semana, os agentes abordaram 945 condutores e realizaram 820 testes de etilômetro.
As autuações foram expressivas: 92 motoristas foram multados por dirigirem sob efeito de álcool, 29 estavam inabilitados, 24 apresentaram CNH vencida há mais de 30 dias, 40 estavam com o escapamento irregular e 105 cometeram infrações diversas. Além disso, 39 veículos foram recolhidos ao depósito.
Transposição de bloqueio e ações de evasão
Durante as abordagens, cinco condutores foram autuados por transpor bloqueio viário policial sem autorização. Em Planaltina, uma motorista que desrespeitou o bloqueio foi abordada com a ajuda das camas de faquir, sendo constatado que ela estava inabilitada e alcoolizada. No Eixo Monumental, outro condutor alcoolizado tentou fugir da blitz, mas foi alcançado pela equipe e levado à delegacia, por estar com níveis de álcool no sangue considerados crime.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transpor bloqueio viário é uma infração gravíssima, sujeitando o infrator a multa de R$ 293,47, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do veículo ao depósito.