Olhar para Todos: Goiás leva exames e óculos a estudantes

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Ainda para fevereiro estão programadas visitas a mais 10 colégios estaduais da capital. Objetivo é estender a ação aos mais de 495 mil estudantes, com visitas aos 1.114 escolas estaduais, até 2026 (Foto: Solimar de Oliveira)

 

Goiás Social retoma Programa Olhar para Todos e reforça compromisso com a saúde dos estudantes

 

 

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, iniciou nesta terça-feira (04/02) mais uma etapa do Programa Olhar para Todos, a maior política pública de saúde oftalmológica do Centro-Oeste. Com mais de R$ 36 milhões em investimentos estaduais, a iniciativa leva atendimento oftalmológico gratuito aos alunos da rede pública estadual, garantindo mais qualidade de vida e melhores condições de aprendizado.

A retomada das ações aconteceu no Centro de Ensino em Período Integral Professor Pedro Gomes (Cepi Pedro Gomes), em Goiânia, beneficiando os 453 alunos da instituição. Para participar dos exames, os estudantes precisam apresentar um termo de autorização assinado pelos responsáveis.

Compromisso com a educação e a saúde

Programa Olhar para Todos, iniciativa do Goiás Social, levou atendimento oftalmológico ao Centro de Ensino em Período Integral Professor Pedro Gomes, no setor Campinas, em Goiânia (Foto: Iron Braz)

 

O programa, lançado em novembro de 2024, é um marco na inclusão e no cuidado com os jovens goianos. “É uma iniciativa pioneira no Brasil, que melhora a qualidade de vida dos estudantes, reduz a evasão escolar e impulsiona o desempenho acadêmico”, destacou o secretário de Saúde, Rasível Santos.

O oftalmologista Marcos Ávila, fundador do Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (Cerof-UFG), elogiou a iniciativa do governo goiano: “Nos países desenvolvidos, a educação e a saúde dos alunos são prioridades. Em Goiás, temos o privilégio de contar com uma gestão que enxerga essa necessidade e age para transformá-la em realidade.”

Com o programa, será possível identificar miopia, astigmatismo e hipermetropia, além de oferecer, gratuitamente, óculos para os estudantes e encaminhamentos médicos quando necessário.

Atendimento de ponta para toda a rede estadual

Lançada em novembro de 2024, iniciativa conta com mais de R$ 36 milhões em investimentos estaduais e leva estrutura completa às escolas do Estado para realização de exames oftalmológicos em alunos da rede pública estadual (Foto: Iron Braz)

Equipado com quatro consultórios móveis de última geração, o Olhar para Todos percorrerá escolas públicas estaduais levando exames oftalmológicos e, quando necessário, encaminhamento para tratamentos cirúrgicos e ambulatoriais.

Ainda em fevereiro, mais 10 escolas da capital serão contempladas. A meta é atender os mais de 495 mil estudantes dos 1.114 colégios estaduais até 2026, consolidando Goiás como referência nacional em saúde e educação.

A iniciativa é uma parceria entre o Goiás Social, Secretaria de Saúde (SES-GO), Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Cerof-UFG.

Programação de fevereiro

  • 04/02 – Cepi Pedro Gomes
  • 05/02 – Colégio Estadual Colemar Natal e Silva
  • 06/02 – Colégio Estadual Duque de Caxias
  • 10/02 – Colégio Estadual Damiana da Cunha
  • 11/02 – Cepi Profª Lousinha Carvalho
  • 12/02 – Cepi Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota
  • 13/02 – Cepi Santa Bernadete
  • 14/02 – Escola Estadual Nhanhá do Couto
  • 17/02 – Cepi Castro Alves
  • 18 e 19/02 – Colégio Estadual José Lobo

Saiba mais

Goiás lança programa de saúde ocular para estudantes

Dengue: Saúde dá orientações diante do aumento nos casos da doença

Saúde orienta população sobre cuidados no período de chuvas

Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Governo de Goiás

Mais lidas

Senac-DF e MPDFT discutem ações contra o r...
CBF anuncia cortes e novas convocações par...
Minas avança na renovação da frota de ônib...
...