Goiás Social entrega 310 óculos a estudantes de Goiânia por meio do programa Olhar Para Todos
Nesta quarta-feira (26/03), a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama Gracinha Caiado, entregou 254 óculos de grau a estudantes do Colégio Estadual da Polícia Militar (CEPMG) Ayrton Senna, no Jardim Curitiba, em Goiânia. O programa Olhar Para Todos, que já é um marco no estado, oferece não apenas óculos, mas também exames oftalmológicos gratuitos, atendendo as necessidades de saúde visual de estudantes e suas famílias.
Gracinha Caiado destacou a magnitude da iniciativa, considerando-a o maior programa oftalmológico do Brasil. “Não fazemos apenas o exame. Quem precisa de cirurgia também é atendido. Fazemos isso para mostrar que não existe governo se não for para cuidar das pessoas”, afirmou a primeira-dama.
Além dos 254 alunos do CEPMG Ayrton Senna, outros 56 estudantes do Colégio Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho, no Jardim do Cerrado, também foram beneficiados, totalizando 310 óculos entregues no dia. A entrega faz parte de um processo cuidadoso, que começa nas escolas, com consultas realizadas em parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG).
Após as consultas, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) adquire os óculos e os distribui gratuitamente. Para casos que necessitam de cirurgia, os pacientes são encaminhados para a regulação e atendidos.

“A determinação do governador Ronaldo Caiado é que seja feito o acompanhamento completo, até a entrega dos óculos”, destacou Gracinha Caiado, que também preside a OVG. Ela mencionou que mais de 40% dos jovens que passaram pelas consultas apresentavam necessidade de correção visual, e afirmou que o objetivo é expandir o programa para todas as escolas da rede estadual.
Marcos Ávila, diretor-geral do Cerof e oftalmologista responsável pela ação, enfatizou a importância do programa para a saúde escolar. “Esse projeto é inovador, pois reduz a repetência e a evasão escolar, além de melhorar o desempenho dos alunos, garantindo que eles possam aprender com mais qualidade”, explicou.
Nicollas Samuel, aluno do 3º ano do Ensino Médio, recebeu seus óculos durante a entrega e considerou a ação uma grande oportunidade. “Acho que é uma ótima ideia. Melhora nossa capacidade de aprender. Muitas pessoas não têm condições de comprar seus óculos ou de fazer um exame de vista. Fiz tudo isso aqui no colégio e de graça. Com tudo pronto, vai me ajudar muito”, disse o estudante.

Desde seu lançamento em novembro de 2024, o programa já passou por 17 escolas da rede estadual, realizando 4,1 mil consultas e fornecendo 1,6 mil óculos. Também participou de nove edições do Goiás Social, com 7 mil consultas e 4,1 mil pedidos de óculos. O programa é aberto a toda a comunidade e tem atendido, inclusive, as comunidades kalunga e indígenas.
Adryanna Caiado, diretora-geral da OVG, ressaltou a qualidade dos óculos fornecidos, adquiridos com o objetivo de atender às necessidades dos beneficiários de forma eficiente. “O Olhar Para Todos vai além da promoção da saúde. É um programa que leva bem-estar e qualidade de vida para as pessoas mais vulneráveis em todo o nosso estado”, concluiu.