Olha o Enem chegando aí, gente!!! Veja como utilizar a nota

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Criado em 1988, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem como objetivo avaliar o desempenho dos alunos concluintes do ensino médio. Todos podem realizar a prova, podendo utilizar a nota do exame para concorrer a vagas em instituições de ensino superior públicas e privadas. Porém, como utilizar as notas do Enem 2021?

As provas do Enem são aplicadas em dois domingos consecutivos, tendo duas modalidades: a impressa e a digital. O exame é constituído por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação em língua portuguesa. Entretanto, os candidatos “treineiros” – menores de 18 anos e que não concluíram o ensino médio, participam do Enem apenas para fins de autoavaliação dos seus conhecimentos.

Como utilizar a nota do Enem

Existem várias possibilidades para a utilização do resultado. Com as notas obtidas na avaliação, os concluintes do ensino médio neste ano e em anos anteriores (egressos) podem participar do Sisu, do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas, além de programas de financiamento e apoio estudantil, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por exemplo.

Sisu, ProUni e Fies: para que serve cada um?

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): É o processo seletivo no qual as universidades públicas oferecem vagas a estudantes que realizaram o Enem. Feito de forma totalmente automatizada, o Sisu ocorre duas vezes por ano, uma no início do primeiro semestre e a outra no início do segundo semestre.
  • Programa Universidade para Todos (ProUni): Utiliza as notas do exame para distribuir bolsas de estudos integrais ou com desconto de 50% aos estudantes de escolas da rede pública e bolsistas de instituições de ensino particular.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): É um programa do Ministério da Educação (MEC) de apoio ao pagamento das mensalidades de cursos presenciais em faculdades privadas prestado aos estudantes universitários de baixa renda. Assim como o Sisu e o ProUni, geralmente, o Fies também ocorre duas vezes por ano, a cada início de semestre.

Enem 2021: veja dez filmes para estudar História para a prova

A prova de Ciências Humanas do Enem está marcada para acontecer no dia 21 de novembro (21/11); confira opções de filmes que abordam os principais conteúdos de história do exame.

Aedição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acontece entre os dias 21 e 28 de novembro e seguirá com duas versões: a prova digital e a prova impressa. Além disso, as duas versões serão aplicadas no mesmo dia – diferente da edição anterior, em que as datas foram diferentes.

A prova de Ciências Humanas está marcada para o dia 21 de novembro e conta com 45 questões que abordam disciplinas como História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Já tem algum tempo que os métodos tradicionais de estudo como aulas, livros didáticos e anotações passaram a ter outros complementos que não só passam conhecimento para questões objetivas, como desenvolvem o repertório cultural do estudante.

Enem: veja filmes que abordam conteúdos de história para o Enem

  • A Lista de Schindler

Um clássico do cinema que aborda o Holocausto, baseado na trajetória real do industrial alemão sudeto Oskar Schindler, que salvou a vida de mais de 1.100 judeus dos nazistas.

  • Adeus Lênin

O filme retrata a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha. O enredo se passa em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim. Na história, a personagem sra. Kerne passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista.

Quando ela desperta, sua cidade, Berlim Oriental, está modificada. Seu filho Alexander, com receio de que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa prejudicar a sua saúde, decide esconder os acontecimentos.

  • Guerra de Canudos

O ano é 1893 e Antônio Conselheiro junto com seus seguidores começam a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada, decidindo enviar vários militares para destruí-los. Os seguidores de Antônio Conselheiro apenas defendiam seus lares, mas a nova ordem não podia aceitar que humildes moradores do sertão da Bahia desafiassem a República. O objetivo é destruir os sertanejos. A chamada Guerra de Canudos.

  • O diário de Anne Frank

Baseado em fatos reais, Anne Frank foi uma adolescente alemã de origem judia que, aos 13 anos, foi morar com a família em um esconderijo, chamado por ela como Anexo Secreto, em Amsterdam, na Holanda, devido a perseguição dos nazistas. Por mais de dois anos no esconderijo, ela relatou todas as suas vivências de 1942 a 1944.

  • Pra Frente, Brasil

Em 1970, o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México e prisioneiros políticos são torturados nos porões da Ditadura Militar, com inocentes sendo vítimas desta violência. O filme relata a prisão de um cidadão confundido com um ativista político durante o Regime Civil-Militar (1964-85).

  • Mandela

Inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme aborda todo o percurso traçado pelo líder sulafricano em sua luta pelo fim do Apartheid, que inclui 27 anos de cárcere pelo que acreditava.

  • Histórias Cruzadas

Aborda a questão racial no sul dos Estados Unidos na década de 1960. O filme se passa em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi. Skeeter é uma garota branca da alta sociedade que retorna ao vilarejo determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, o que desagrada parte da sociedade.

  • Nascido em 4 de Julho

Narra o regresso aos EUA de um jovem soldado que se torna paraplégico devido a um ferimento durante a Guerra do Vietnã. O filme aborda a luta do protagonista contra os preconceitos existentes na sociedade estadunidense em relação aos portadores de necessidades especiais, bem como seu engajamento no movimento pacifista.

  • Gandhi

O filme conta a trajetória política de Mahatma Gandhi, figura principal da independência indiana. O enredo começa com a cena da morte de Gandhi e volta no tempo para contar sua experiência na África do Sul, ainda colonizada pela Inglaterra e, posteriormente, sua volta para Índia até a independência do país e a divisão entre Índia e Paquistão.

  • 1492: A conquista do Paraíso

Conta as viagens de Cristóvão Colombo para a América no contexto da expansão marítima e comercial dos séculos XV e XVI. O filme relata o empenho de Colombo em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a sua luta para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice. Com informações de O Povo.

Mais lidas

OBRIGADO, DIVALDO
Governo Lula esconde R$ 600 bilhões e apag...
Agaciel Maia perde a mãe aos 97 anos
...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.