Okumoto faz balanço das pessoas infectadas com a variante Delta

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O secretário da Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumto, fez um balanço das infecções da variante Delta do Covid-19, em entrevista coletiva nesta segunda (16) cuja curiosidade da população em geral tem aumentado significativamente. Estavam presentes o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, e o secretário de Comunicação do DF, Welligton Moraes.

 

Segundo ele, o Distrito Federal continua com trabalho ativo, com rastreabilidade das pessoas que estão infectadas com a variante Delta, além de todos os contatos ocorridos do paciente e o teste PCR aplicado.

Okumoto explicou que as características dos casos prováveis de Delta estão bem definidas. Por sexo há 53 mulheres e 34 homens infectados com a variante Delta. Quanto à faixa etária que tem maior frequência são pessoas entre 20 e 29 anos que representa 21 pessoas e também entre 50 e 59 anos, com 22 pessoas registradas. “Depois são pessoas de 40 a 49, que são 15 casos e 30 a 39 anos são três.”

No tocante à questão vacinal de todas as pessoas que somam 87, hoje infectadas, são 25 que estão com esquema completo de vacinação, 17 com esquema parcial, 39 não vacinados, quatro não se aplicam a essa pesquisa e dois estão em investigação. “Quando falamos que não se aplica é que as pessoas são menores de 18 anos ou que não tinham comorbidades, quando começou a vacinação entre 12 e 17 anos.”

No grupo profissional há 25 casos de profissionais de saúde, com Delta e 62 pessoas da população normal. Em relação à evolução, 64 evoluíram para a cura. Foram registrados seis -óbitos, quatro pessoas estão internadas e três estão em investigação. “São pessoas que estão em residência fazendo internação domiciliar e acompanhamento do Centro de Investigação de Vigilância e Saúde do DF”, pontuou Okumoto.

O quantitativo de variante Gama é maior e o de Delta é menor. O secretário de Saúde informou que há competitividade entre os vírus para que eles possam se estabelecer como infecção. Quando um vírus se instala na infecção é produzido um quantitativo de defesa e fica muito difícil haver um outro vírus naquele momento causando a infecção ao mesmo tempo.

Gama

Hoje, o maior quantitativo ainda é da variante Gama, segundo os casos relatados e uma quantidade menor de vírus Delta. Estão disponibilizadas oito unidades sentinelas no DF e as unidades são publicadas no Diário Oficial da União (DOU) por meio do Ministério da Saúde. “Essas unidades sentinelas relatam para o mundo inteiro quais são as infecções que estão acontecendo no DF. Nesse caso específico, no momento, a grande importância é a divulgação sobre as cepas das variantes que são encontradas aqui. “

Okumoto relatou que os casos de Delta não avançaram na ocupação de leitos. Não há registro de caso importante relativo a número de internação que venham a ocupar os leitos disponíveis.

Máscaras, o retorno lá fora

De acordo com os relatórios sobre a variante Delta, as cidades de Nova Iorque, Paris e Telaviv voltaram a exigir máscaras em todos os lugares fechados. Essas metrópoles já haviam abolido a máscara em locais fechados, porem há grande quantidade de variantes nessas cidades e, voltam, agora, a utilizar uma medida não farmacológica de eficiência.

Okumoto ainda informou que, atualmente, nos EUA 99% das mortes pelo Covid-19 são mortes de pacientes sem vacina e 0,5% com vacina. E mais 0,5% ainda estão em análise.

A primeira dose ganhou terreno no quadro de imunização, em relação aos EUA, na idade adulta com a primeira dose. “Dia 12 de agosto foi o dia em que o Brasil ultrapassou, chegamos a 73,9% e os EUA no mesmo dia tinha 71,5%”, ressaltou o secretário.

Contratação de pessoal

Foram nomeados 15 assistentes socias no dia 06/08, fisioterapeutas 52, psicólogo 60 profissionais, enfermeiros, 95, médicos de família em comunidade, 25, motorista de veículo de emergência, 75, técnico de enfermagem 138 e padioleiros, 80. O total de nomeados no dia 6/08 foram 385 profissionais. “Conseguimos até agora no período de admissão, levando as documentações 75 pessoas. E no dia 13/08 fizemos nomeação de 95 enfermeiros, 75 motoristas, 113 de técnicos de enfermagem e 80 de padioleiros. É um quantitativo temporário, eles atuarão seis meses, renováveis por mais seis meses”, acentuou Okumoto.

Em relação a leitos de UTI, acerca dos leitos remobilizados foram 65 leitos e a análise feita pelo Comitê de Operações de Emergência está mapeando mais leitos para que sejam atendidos os casos de não Covid no DF, segundo o secretário.

Testes rápidos

A SES-DF, nesta segunda (16) determinou a doação de 3 mil testes rápidos antígenos para as UPAs do DF e para o IGEs, para as pessoas que sejam atendidas nas UPAs já possam no momento do atendimento realizar os testes rápidos antígenos. As pessoas são todas sintomáticas. Do que esperar aplicação de todos os testes. O teste demora de 15 a 20 minutos para leitura. Além das UPAs os testes estão disponíveis no hospitais do DF há mais de dois meses.

Na realização de testagem no sábado (14) na Feira dos Importados foram realizados 200 testes, 5% apresentaram positivo. A maioria não tinha sinal de infecção pelo Covid-19. Pequena quantidade de pessoas tinham síndromes gripais e foram realizados os testes, todos negativos. Foi escolhido o local por se tratar de grande número de pessoas e de aglomeração.

Mais lidas

Circula Cultura chega ao Varjão com festa ...
CLDF entra no samba das Jornadas do Patrim...
Periquito leva a fama
...