OFICINA PARA JOVENS

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Ronaldo Fraga inspira jovens no projeto Casa de Criatividade e Inovação

 

O projeto Casa de Criatividade e Inovação, comandado por Renata Oliveira, presidente do IECAP (responsável pela gestão dos Centros de Juventude do DF), recebeu, na última semana, o reforço do estilista e empreendedor Ronaldo Fraga, curador do projeto. “Fiquei muito feliz com o convite para fazer parte de um projeto tão bacana. Os jovens amam moda, o que acaba sendo uma porta perfeita para chamar a atenção dessa moçada e trazê-las para a capacitação“, contou Fraga, que levou inspiração, conhecimento e experiência aos jovens inscritos no projeto.

Da Paraíba veio Babá Santana, artesão internacionalmente reconhecido, para tocar as oficinas de papel reciclado e, de Minas Gerais, a diretora da ACG- Associação de Culturas Gerais Mirian Magalhães, coordenadora e consultora da Casa de Criatividade e Inovação. “Além de Babá e Ronaldo, os jovens têm a oportunidade de aprender com o talento e exemplos dos grafiteiros Neew e Yong e do video maker Enzo Nogueira“, disse Mirian, citando, também, a colaboração dos responsáveis pelas oficinas de grafite e video de bolso.

Presente ao evento, Leo Bijous, secretário da Juventude do GDF, explanou sobre a vocação dos Centros de Juventude: “Espaços como esses são voltados para a emancipação, para se trabalhar sonhos e propósitos. Aqui os jovens podem descobrir novas habilidade, adquirir qualificação e crescer como cidadãos“, disse.

  As oficinas de papel marchê, grafite e vídeo de bolso receberam cerca de 300 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, em busca de qualificação profissional e oportunidades de desenvolvimento. Durante um gostoso lanche, com quitutes e doces preparados por alunos do curso de Culinária sustentável, também oferecido pelo Centro de Juventude, os convidados puderam conferir um pouco dos trabalhos realizados pelos pelos jovens durante as oficinas.

A conclusão deste ciclo de oficinas, realizados nos Centros de Juventude de Samambaia e Estrutural, acontecerá no final de março, quando acontecerá um evento com palestras e exposição dos produtos para comercialização.

“Casa de Criatividade e Inovação”

 

O Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares – IECAP, é o responsável e idealizador do projeto denominado Casa da Criatividade e Inovação. A partir de experiências anteriores, o IECAP, criado em 2001, reuniuconhecimento e estrutura para tocar projetos que aproximam a política pública do Distrito Federal aos beneficiários finais. Assim, o saber e fazer de uma localidade se apresentam como ferramentas potencializadoras e agregadoras de resultados. As ações propostas no Casa de Criatividade seguem um roteiro que projeta resultados permanentes, ampliativos, e comprometido com as diretrizes da Política para Juventude do Distrito Federal, prospectando a criação de produtos, ocupação e renda.

O projeto “Casa de Criatividade e Inovação” objetiva a execução de trabalho participativo junto a 300 jovens em vulnerabilidade econômica, fomentando a ocupação e a renda de forma sustentável na Estrutural e Samambaia, preferencialmente, promovendo o empreendedorismo, a criatividade e o apoio à comercialização da produção dos grupos envolvidos, por meio de capacitação, atualização de tecnologias aplicadas ao mundo dos negócios e gestão comercial. Busca diminuir o grande distanciamento que, em virtude das dificuldades de acessibilidade predominantes em comunidades com as mais variadas classes sociais, dificulta e até inviabiliza a inserção desses jovens no mercado de trabalho.

A Casa de Criatividade e Inovação acredita no futuro construído através da economia colaborativa e do “co-criar” de ações que promovam a qualificação e geração de emprego e renda para esses jovens.

   

Serviço

IECAP

SHIS QI-5, conjunto 6, casa 16

(61) 3365-5202

www.iecap.org.br

Foto: Divulgação

Mais lidas

Andrea Bocelli ao vivo: Oferta exclusiva BRB
Senac-DF: Curso técnico em gastronomia 2024
Viva o São João: Sesc-DF lança Tradições J...
...