Dep. Ricardo Vale defende que, por meio da Educação a Distância, todos os estudantes do DF possam aprender outras línguas
A partir de 2025, estudantes da rede pública do Distrito Federal poderão ter acesso gratuito a cursos de idiomas na modalidade a distância por meio dos Centros Interescolares de Línguas (CILs). Essa proposta faz parte do Projeto de Lei 1.249/2024, de autoria do vice-presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Ricardo Vale (PT), que já está em tramitação na Casa e vem sendo discutido com o Executivo.
Nesta quinta-feira (17), Ricardo Vale se reuniu com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, para tratar da implementação do projeto. A secretária elogiou a iniciativa e destacou a importância das novas tecnologias na ampliação do ensino de idiomas, ressaltando que essa expansão está entre as prioridades da Pasta. “Estamos trabalhando para garantir essa oferta já no próximo ano”, afirmou Hélvia.
Para Ricardo Vale, a proposta tem potencial para transformar a vida de milhares de estudantes. “É muito gratificante saber que um projeto nosso está subsidiando um programa tão importante”, celebrou o parlamentar. Ele também reforçou que o diálogo entre o Legislativo e o Executivo é essencial para o sucesso da iniciativa: “Boas iniciativas podem e devem ser feitas em parceria, e o meu compromisso é com a entrega do programa.”