“O que gostaríamos é que a presidência da CLDF continuasse no MDB”, afirma Rafael Prudente

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Pedro Chavo

 

 

Eleito para a cadeira de deputado federal, o atual presidente da CLDF, Rafael Prudente, comenta sobre a campanha, CLDF e a defesa das reivindicações da população

Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rafael Prudente (MDB), em entrevista na terça (25/10) para ao Tudo Ok Notícias onde conversou sobre a candidatura para deputado federal e a corrida para a sua cadeira na presidência da CLDF.

Conversando sobre a sua candidatura para deputado federal, Rafael fala que as pessoas não estavam preocupadas com entregas e sim com a polarização entre Lula e Bolsonaro. “É possível visualizar na votação, onde o PT representada pela Erika Kokay e a Bia Kicis que representa Bolsonaro na cidade. Não importava se elas trouxeram recurso ou qual foi o direcionamento dele. Isso pouco importava. A única importância era a ligação com os candidatos à presidência” explica Rafael.

Ao olhar para sua campanha, Prudente afirma que foi bem-sucedido, mas que se não tivesse trabalhado até o último segundo, possivelmente teria perdido a eleição. “Sabíamos da dificuldade, e por isso fizemos uma eleição prestando contas do que fizemos. Sempre foi nossa forma de trabalhar. Se empenhar, para que no período eleitoral as pessoas possam avaliar se foi feito um bom mandato, se tem entrega e se ajudou a cidade, então, merece continuar”, cita Prudente.

Outro ponto que pesou na campanha, na visão do comandante da casa legislativa, é o fato de o MDB ser um partido de centro, da governabilidade e do equilíbrio. Onde dificilmente navega entre os polos e isso, nessa eleição, acabou o prejudicando. Ele pondera que “Se tivéssemos escolhido um lado, teríamos uma votação bem maior. Mas esse nunca foi nosso objetivo, sempre tivemos uma linha e não adiantava mudar de filiação partidária, alterando o rumo daquilo que defendi ao longo do meu período da Câmara. Foi muito difícil, mas o resultado está aí. Tivemos uma votação bem expressiva e fiquei muito feliz com os resultados que tivemos. Devemos agradecer o reconhecimento da população e os 120 mil votos confiados a mim.”

Com os resultados das urnas em mãos, Rafael Prudente analisa as candidaturas e os percentuais de votos no Brasil. “Nós fomos a 12ª candidatura com maior percentual de votos em todo o país. Eu falei que o MDB ia eleger até quatro deputados distritais, reeleger o governador Ibaneis no primeiro turno e ter uma vaga no congresso nacional. E conseguimos.”

Como presidente do MDB em Brasília, Rafael revela que o objetivo do partido é entregar o que nos prometemos fazer e as urnas mostraram o resultado do trabalho “Conseguimos a reeleição que nunca tinha acontecido no primeiro turno para governador, o pleito de deputado federal e mais três deputados distritais que vão ajudar Ibaneis na governabilidade. Não será tão tranquila, porque temos um parlamento distrital um pouco mais à esquerda do que tínhamos anteriormente”, finaliza Rafael.

CLDF

Fazendo uma avaliação sobre os ex-presidentes da CLDF, Rafael vê uma estreita ligação entre os presidentes e o governo, onde sempre tiveram secretarias e diversas administrações. “Eu ganhei duas eleições sem ter cargo comissionado, sempre acreditei no trabalho, não em espaço dentro de governo” rebate o presidente.

Como atual presidente da Câmara, Prudente afirma que tem respaldo do governo para implementar as ações mais importantes. A pauta que vou cobrar do governador são os compromissos que fiz com a população que é de trabalhar, de melhorar suas vidas.

Em contrapartida, Prudente precisa do auxílio do governo e espera ter portas abertas como sempre teve para implementar aquilo que é importante para a sociedade. “Não estou preocupado em ocupar espaço na secretaria de Administração Regional. Minha preocupação é ter o respeito do governo para que as pautas importantes do nosso mandato sejam relevantes para o governador também.”

A nova legislatura na CLDF conta com mais partidos da oposição e nos bastidores da CLDF já correm os nomes de três candidatos à presidência da CLDF em 2023, Wellington Luis, Hermeto e Iolando, todos do MDB. Acerca das candidaturas, Rafael Prudente faz uma análise sobre os nomes “Deputado Hermeto já fez alguns movimentos e demonstrou interesse em presidir a Casa, é líder do governo e fez bom trabalho na câmara. O Deputado Wellington Luiz tem dois mandatos aqui na CLDF, foi vice-presidente e já foi secretário. Vejo que tem total condição de assumir a presidência da câmara também. O deputado Iolando é extremamente competente e correto nos quatro anos que trabalhamos na mesa diretora, conhece o funcionamento da Casa e tem o respeito dos deputados e possui plenas condições de assumir a vaga.”

Ainda sobre as candidaturas, Rafael expõe que se trata de uma questão interna da câmara, mesmo que alguns deputados tenham o procurado para conversar sobre o assunto, ele afirma que pouco pode ajudar. “O que gostaríamos é que a presidência da CLDF continuasse no MDB e nós temos três excelentes candidatos. Ainda é um pouco cedo para falar sobre esse tema. Temos que deixar a turma trabalhar, porque para assumir a presidência da CLDF é necessário ter o respaldo da maioria dos parlamentares para conseguir administrar”, revela o regente da câmara.

Quando perguntado sobre o apoio do governador Ibaneis para algum candidato, Rafael descreve que o próprio candidato à presidência da Câmara deve construir a maioria, e não o governador. Para finalizar, Prudente defende “Não vejo o governador entrando em algum nome específico. Nas minhas duas eleições, em nenhum momento ele declarou que tinha candidato. Ele é muito democrático, que deixa os próprios deputados escolherem. Esperamos que os deputados possam escolher a continuidade do MDB na presidência da câmara.”

Mais lidas

A PÁSCOA E O SENTIDO DA RESSURREIÇÃO
Casa de Chá renasce como joia do coração d...
Programação especial celebra aniversário d...
...