O papel da proteína em um estilo de vida saudável

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Não descuidar do consumo de fontes de proteína (caso do ovo) é importante para ter uma alimentação e uma vida saudável. Foto: Getty Images/SAÚDE é Vital Leia mais em: https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/o-papel-da-proteina-em-um-estilo-de-vida-saudavel/

 

Médico explica a importância da proteína na dieta e por que a ingestão adequada ajuda a conservar a massa muscular e controlar o peso.

Por Dr. Nataniel Viuniski, nutrólogo*

A proteína é um dos nutrientes que mais ficaram nos holofotes nos últimos anos. E o interesse e o consumo deixaram de ser foco apenas da turma que puxa ferro e busca um corpo musculoso e tonificado. Cada vez mais pessoas procuram adotar uma alimentação equilibrada, dedicando um bom espaço a esse nutriente.

De fato, inúmeras pesquisas confirmam os benefícios da ingestão de proteína não só para o ganho e a manutenção da massa muscular mas também no aumento da saciedade, no controle do peso e na qualidade de vida em diferentes faixas etárias.

As constatações da ciência e os desenvolvimentos da indústria permitiram também que, além de colocar mais fontes de proteína no prato (carnes, ovos, laticínios etc.), as pessoas passassem a buscar produtos com doses extras do nutriente. O número desses itens aumentou bastante nos últimos anos, atendendo diversos públicos e objetivos. Hoje é possível encontrar opções variadas e apetitosas que ajudam a atingir a quantidade recomendada de proteína na dieta. Isso inclui barrinhas, bebidas, sopas e outros preparos para vitaminas e receitas doces e salgadas.

Mas, para assegurar que o corpo tenha uma boa musculatura (um fator de proteção à saúde), não basta garantir o consumo adequado de proteínas. É preciso investir em um programa de atividade física que não deixe de contemplar exercícios de resistência, como a famosa musculação. Juntos, esses hábitos atuam na prevenção da sarcopenia, perda de massa muscular que afeta principalmente pessoas a partir dos 40 anos.

Outro ponto que faz da proteína uma aliada da saúde é o fato de promover saciedade por mais tempo. Essa capacidade ajuda no controle do peso e é bem-vinda a quem deseja ou precisa emagrecer. Como o nutriente demora mais tempo a ser digerido, tende a manter a pessoa sem fome por mais tempo, o que contribui para uma ingestão menor de calorias.

Preste atenção no seu consumo de proteínas na rotina e, se for o caso, converse com seu médico ou nutricionista a respeito.

 

* Dr. Nataniel Viuniski é médico nutrólogo especialista em obesidade e membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition.

Mais lidas

Ozônio vira arma contra a inflamação no co...
Farinha com Rapadura volta ao DF
Festa de Pentecostes 2024 reúne multidão n...
...