Como a participação cívica e as decisões políticas moldam a sociedade e o futuro
Por Aderval Andrade
A relação entre os seres humanos e a política é profundamente interligada e influencia muitos aspectos da vida em sociedade e para isso, precisamos entender alguns pontos primordiais para tal relação. Os indivíduos têm a capacidade de participar ativamente no processo político por meio do voto, engajamento em movimentos sociais, filiação em partidos políticos e até mesmo ocupando cargos públicos. A participação política é o meio pelo qual os cidadãos expressam suas opiniões e influenciam as decisões.
A política envolve a tomada de decisões que inclui a sociedade como um todo. Isso inclui questões desde a implementação de políticas públicas até questões sociais e ambientais. Os seres humanos estão constantemente envolvidos nas discussões e debates sobre essas decisões, seja por meios formais como votação ou de maneiras informais, como discussões públicas.
A política muitas vezes envolve a distribuição e o exercício do poder. Os seres humanos aspiram ao poder político para influenciar nas decisões, moldar leis e alcançar seus objetivos. Isso pode levar a questões em destaque de lideranças, proporcionando representatividade e equidade, entretanto pode levar à sedução de perpetuação no poder, o que não é visto com bons olhos, por se tratar de um serviço ao público e não uma profissão.
A política frequentemente reflete as diferentes ideologias e valores presentes em uma sociedade, com as expressões e opiniões políticas das mais diversas pessoas, com o intuito de influenciar os demais com suas crenças religiosas, culturais e sociais, o que, de certa forma, poderá levar a divisões e debates acalorados sobre questões políticas e ideológicas. Com a política, desenhamos papéis fundamentais para as mudanças sociais, lutas por direitos civis, igualdade de gênero, justiça, economia, meio ambiente, entre outras questões voltadas para a coletividade, fomentando outros movimentos que busquem transformar a sociedade para melhor.
Quando falo de política, não é apenas sobre os líderes políticos; é também sobre a responsabilidade cívica de todos os cidadãos. A participação no processo político é um dever cívico e uma maneira de garantir que as vozes das pessoas sejam ouvidas por seus representantes. Por isso, pense bem antes de escolher o seu, a decisão está em suas mãos.
Por fim, ressalto a complexa relação entre o homem e a política, pois a dinâmica moldada por fatores culturais, históricos e individuais, pode afetar diretamente suas vidas e de toda nação, pois esses escolhidos moldarão o sistema político com suas ações e omissões, com alterações da lei e execução dos projetos que bem entenderem, não basta votar e escolher, é preciso cobrar e, se não atender ao básico, deve ser trocado na primeira oportunidade.