O trânsito na região de Sobradinho-DF vai melhorar ainda mais em curto prazo. O motivo é que o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) lancará edital para licitação da construção de viaduto de acesso à cidade pela BR-020, que será localizado bem próximo à Quadra 2. O investimento é de R$ 34 milhões, obtida graças a emendas dos parlamentares federais
O aval da Caixa Econômica Federal (CEF) já foi dado, que é a financiadora da construção. O início das obras acontece nos primeiros meses de 2022, com data de conclusão até 12 meses. Os R$ 34 milhões contemplam a estrutura viária, serviços de terraplenagem e encabeçamento, entre outros, gerando empregos para centenas de trabalhadores.
Vale ressaltar que quatro viadutos encontram-se em construção no Recanto das Emas, Paranoá/Itapoã, Riacho Fundo e Jardim Botânico
O governador tem enfatizado que o objetivo é propiciar melhor mobilidade para dar qualidade de vida à população, para “as pessoas terem tempo de ficar com a família, chegarem mais cedo ao trabalho ou não se atrasarem no horário da consulta”.
“Essa Saída Norte era um problema há muitos anos, e estamos resolvendo isso”, frisou o chefe do executivo.
O diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior, pontua que assim que a obra estiver concluída, novo elevado vai completar as obras viárias já entregues da Saída Norte.
Com o Complexo Viário Joaquim Roriz, o acesso a Sobradinho leva 20 minutos, informou Nacfur. E disse que a obra resolverá o pouco congestionamento que resta no complexo, que contempla 23 viadutos e quatro pontes, e o novo viaduto de Sobradinho facilitará a vida de aproximadamente de 50 mil condutores que usam o trajeto todos os dias.
Sem esquecer dos cidadãos que utilizam as bikes como transporte para o trabalho, o projeto do viaduto conta com uma ciclovia de 25 km, ligando Sobradinho e Planaltina. No momento, o DF conta com 160km ao longo das ciclovias.
Foto: Renato Alves / Agência Brasília