Leandro Almada da Costa assume a Diretoria de Inteligência Policial da PF e comandará inquéritos sobre golpe, Abin paralela e 8 de janeiro
O delegado Leandro Almada da Costa assume a poderosa Diretoria de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Federal, substituindo Rodrigo Morais, nomeado adido da PF em Londres. O próximo adendo do inquérito do golpe, que chegará ao STF nas próximas semanas, já trará sua assinatura.
Além dessa investigação, Almada comandará inquéritos de grande impacto, como a suposta “Abin paralela”, os atos de 8 de janeiro e a contratação do hacker Walter Delgatti pela deputada Carla Zambelli (PL-SP). Aos 54 anos, ele já se destacou em casos de relevância nacional, incluindo as investigações sobre o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes.
Almada teve papel crucial em expor tentativas de interferência na eleição de 2022 e acumula experiência em combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas. Com passagens pela superintendência da PF no Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas, além de atuação na Polícia Civil de Minas Gerais, o delegado agora lidera algumas das investigações mais sensíveis da República.