Novo agente no galeão: Cão especialista em detecção de dinheiro

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Crédito: Divulgação/Receita Federal

Conheça Zandor, o cão especialista em detecção de dinheiro no Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro, fortalecendo o combate à evasão de divisas

 

 

Desde a semana passada, o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, conta com um novo agente especial da Receita Federal: o cão Zandor. Ele possui uma habilidade única para detectar dinheiro em espécie, especialmente euro e dólar. Zandor atuará no setor de alfândega, focando no combate à evasão de divisas, tecnicamente conhecida como “detecção de numerário”.

 

Zandor, um pastor-belga-malinois de dois anos, é o primeiro cão de detecção de divisas formado pelo Centro Nacional de Cães de Faro (CNK9) da Receita Federal. O órgão planeja formar mais 50 cães nos próximos dois anos para reforçar o trabalho de fiscalização aduaneira. Parte desses cães, ainda sem número exato definido, será dedicada exclusivamente à detecção de divisas e será alocada nos principais pontos de fronteira do país.

 

O treinamento de Zandor, que durou cinco meses, incluiu o uso de cédulas de dinheiro picotadas para que ele aprendesse a identificar o odor específico. O processo de formação envolve várias fases, com avaliações regulares do desempenho do cão até que ele esteja pronto para operar em áreas aduaneiras.

 

Zandor agora se junta ao time de cães especializados da Receita Federal, que inclui Hanna, Abby, Kyra, Dax e Kavalo. Esses cães são especialistas na detecção de entorpecentes e atuam na Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Receita Federal da 7ª Região Fiscal, abrangendo Rio de Janeiro e Espírito Santo.x

Crédito: Divulgação/Receita Federal

Mais lidas

Saúde avança na assistência em hemodiálise
Justiça torna réu e mantém preso president...
Sesc-DF celebra avós com concurso de recei...
...