O novo calçamento terá 4 metros de largura, o que permitirá o compartilhamento entre pedestres e ciclistas e o paisagismo contará com 5 canteiros de flores e plantio de 10 palmeiras triangulares, para embelezar e florir a região
Órgãos integrados entregam obras otimizadas para a população. O Viaduto que fica localizado na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho de intersecção entre o Recanto das Emas e o Riacho Fundo II, já está na fase de implantação de sinalização realizado pelo DER e Detran, com calçamento e paisagismo realizados pela Novacap. O trabalho conjunto irá proporcionar melhor trafegabilidade, segurança, mobilidade e qualidade de vida para os moradores da região.
Os novos 700 metros de calçadas do viaduto do Recanto das Emas irão transformar a forma como os moradores da região se locomovem. Antes das obras, as calçadas convencionais, de apenas 2 metros de largura, faziam com que os pedestres disputassem espaço com os ciclistas, aumentando o risco de acidentes. Agora, a Novacap está executando calçadas especiais, que terão o dobro da largura e possibilitarão o compartilhamento seguro entre pedestres e ciclistas. Estão sendo investidos cerca de R$500 mil reais e a obra tem previsão de conclusão em até três semanas, se as chuvas de verão não interferirem.
A qualidade de vida também é prioridade desta gestão, que busca proporcionar além das intervenções em infraestrutura, embelezar a cidade. A Divisão de Implantação de Áreas Verdes – DIAVE, do Departamento de Parques e Jardins da Novacap iniciou nesta quinta-feira (23), a ornamentação do balão. Os 140 m² de área verde contarão com 5 canteiros de flores resistentes ao clima do cerrado como as Agapanthus e Barba Serpente, e plantio de 20 palmeiras triangulares. A Companhia também contará com a mão de obra dos trabalhadores da FUNAP.
De acordo com o chefe da DIAVE, José Antônio Licassali, o plano de arborização do viaduto foi elaborado para que as pessoas sintam bem-estar ao transitar pelo local. “Sabemos a importância que tem para a população a sensação de que a cidade está sendo bem cuidada, está bonita. Embelezar as áreas públicas, com grande circulação é um trabalho que a DIAVE faz para levar a beleza das flores, as cores e os cheiros dos Viveiros, para os canteiros. E, isso proporciona para quem transita nessas áreas, alegria, melhorando assim o seu dia a dia”, ressaltou.
Em paralelo, a equipe do DER-DF realiza o plantio de grama. A obra de grande porte foi iniciada em março de 2021, com um investimento de R$30,9 milhões.
Por Amanda Viviele