Exame da Secretaria de Saúde favorece pacientes com doenças renais crônicas
Desde o início de julho, a rede pública de saúde do Distrito Federal oferece a estimativa da taxa de filtração glomerular (eTFG) junto ao exame de creatinina para todos os pacientes. Esse novo laudo estima a capacidade dos rins de filtrar o sangue, oferecendo uma avaliação mais abrangente da função renal.
O exame de creatinina com resultado da eTFG atende aos critérios dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças renais crônicas, diabetes, hipertensão e outras condições relacionadas à saúde renal. A medida beneficia também pacientes que precisam apresentar o exame para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo.
Samuel Dias, Referência Técnica Distrital (RTD) em Patologia Clínica, destaca que o novo parâmetro permite avaliar o estágio da doença renal crônica com maior precisão, facilitando intervenções clínicas mais adequadas. “É possível avaliar o estágio da doença renal crônica. Com isso, os profissionais conseguem estabelecer um plano mais adequado ao controle da doença,” explica.
A iniciativa, desenvolvida pela Gerência de Serviços e Apoio Diagnóstico (GEDIAG) em parceria com a Gerência de Dados (GDAD), segue a orientação da Kidney Disease: Improving Global Outcomes (KDIGO), organização que desenvolve diretrizes clínicas baseadas em evidências em doenças renais. (*SES)