Brasileiro supera Griffin Colapinto em Fiji e garante o oitavo título do país na história da Liga Mundial de Surfe
O paranaense Yago Dora entrou para a história do surfe brasileiro ao conquistar, na noite desta segunda-feira (1º), o título da Liga Mundial de Surfe (WSL). Na decisão do WSL Finals, disputada nas ondas de Cloudbreak, em Fiji, o brasileiro derrotou o norte-americano Griffin Colapinto por 15,66 a 12,33 e garantiu seu primeiro troféu mundial.
Por ter encerrado a temporada regular na liderança do ranking, Dora largou direto na bateria final, entrando na água apenas para a disputa do título. Com surfe sólido e consistente, dominou o confronto do início ao fim, confirmando o favoritismo.
“Isso aqui é fruto de muito trabalho, dedicação. Estou muito feliz de levar este título para o Brasil. É inacreditável. Senti algo especial durante essa semana. Não importava quem eu enfrentaria na final, eu entraria para vencer. Obrigado a todos que me acompanham”, declarou Dora, emocionado, ainda dentro da água.
O triunfo é o oitavo título brasileiro na história da WSL. Gabriel Medina conquistou três vezes (2014, 2018 e 2021), Filipe Toledo venceu em duas temporadas (2022 e 2023), enquanto Adriano de Souza (2015) e Ítalo Ferreira (2019) conquistaram uma vez cada.
O Brasil também foi representado no Finals por Ítalo Ferreira. O potiguar venceu o australiano Jack Robinson na estreia, por 14,33 a 5,83, mas foi superado na sequência por Colapinto, que marcou 16,33 contra 13,67. Ítalo encerrou a disputa na quarta posição.