TSE vota nesta quinta mais uma representação contra Bolsonaro

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Ex-presidente é acusado de divulgar conteúdos falsos durante a campanha

 

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vota nesta quinta-feira (9) mais uma representação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O processo pede a condenação do ex-presidente por propaganda irregular por supostamente divulgar conteúdos falsos durante a campanha eleitoral de 2022.

 

 

A representação foi feita pela campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que reclamava de postagens de Bolsonaro associando o petista a uma organização criminosa de São Paulo. A ação pede a condenação de Bolsonaro por propaganda irregular com aplicação da multa prevista na Lei das Eleições, que pode chegar a R$ 50 mil.

 

 

Bolsonaro já foi declarado inelegível em dois processos no TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Se for condenado nesta nova representação, ele pode ficar impedido de concorrer a cargos públicos nas eleições de 2026.

 

 

A votação desta quinta-feira é mais um teste para Bolsonaro, que vem enfrentando uma série de processos na Justiça Eleitoral. A condenação por propaganda irregular pode ser um duro golpe para a sua carreira política.

 

 

A defesa de Bolsonaro argumenta que as postagens em questão não continham informações falsas e que não configuram propaganda irregular. A defesa também diz que a representação é uma retaliação da campanha de Lula. O julgamento será realizado por seis ministros do TSE. Para a condenação de Bolsonaro, é necessário o voto de quatro ministros.

Mais lidas

Avião de pequeno porte cai na orla de Copa...
Governo de Goiás moderniza sistema de entr...
UBS 4 do Itapoã é revitalizada e passa a o...
...