Torre de televisão balança e pode cair segundo o laudo técnico

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Por Mino Pedrosa

 

Chega de basta! O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, faz de fato uma gestão criminosa. O mais conhecido cartão postal da Capital Federal está próximo a desmoronar, seguindo uma sequência de desabamento por falta de manutenção emergencial nas estruturas de concreto comprometidas por infiltrações e rompimento de vigas que dão sustentação a uma armação metálica de centenas de toneladas.

Foi ás vésperas da copa do mundo em março de 2014 que à Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NOVACAP) decidiu fazer uma maquiagem na Torre de TV de Brasília a pedido da Secretaria de Turismo do GDF para que o espaço ficasse receptivo para turistas e para a imprensa durante os jogos mundiais.

No entanto, o laudo minucioso da empresa J.L.C Engenharia de Projetos e Consultoria em posse da NOVACAP condenou as estruturas alertando para  “a existência de infiltrações de grande porte, que ao serem investigadas comprovaram a existência de laje do tipo caixão perdido”. Ainda segundo o laudo estes “caixões se encontram em estado avançado de degradação devido a presença de água no seu interior”.

Com a intervenção “meramente estética” autorizada pela NOVACAP a Torre foi liberada para a visitação de milhares de pessoas. O que esses visitantes desavisados não sabiam era da existência de laudo técnico considerando as “fragilizações estruturais constatadas muito graves, impondo inclusive restrições às questões de utilização e de segurança estrutural”.Documentos engavetados pela NOVACAP foram entregues com exclusividade à redação do site Quidnovi.com.br.

O laudo técnico não foi considerado por Rollemberg uma prioridade mesmo sendo alertado para o risco de uma tragédia até hoje imensurável no principal cartão postal de Brasília devido a grande circulação de pessoas do Brasil e do mundo durante a copa. A cada dia segundo os engenheiros técnicos que condenam a estrutura é um dia a mais de risco para quem frequenta os arredores da torre da capital.

A tragédia ocorrida no viaduto do eixão sul não fez vítimas, mas, o aviso tem que servir para as autoridades judiciais cobrarem do GDF uma atitude emergencial evitando o choro após o sangue derramado. No inicio do governo de Rollemberg os pagamentos pendentes foram deixados em segundo plano, porém, as empresas amigas que bancaram as campanhas políticas tiveram prioridade e receberam tostão a tostão em pagamento de fatura e ainda continuam a receber sem dificuldades.

A NOVACAP-GDF fechou os olhos e os ouvidos para o aviso de uma tragédia anunciada e enquanto isso o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios caminha passo a passo alinhados com o GDF entregando Brasília a sorte. A omissão do poder público na gestão de Rollemberg está sendo reconhecida pela população como omissão nas mazelas pilhadas nos processos adormecidos no MPDFT.

Os laudos técnicos e os documentos de conhecimento do GDF são publicados abaixo com exclusividade.

 

Mais lidas

Bombeiros do DF controlam incêndio na Flona
Marconi lidera rejeição ao governo de Goiá...
Gracinha Caiado lidera disputa pelo Senado...
...