Tornado devasta cidades no Paraná e deixa cinco mortos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Reprodução TV Globo
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Fenômeno destruiu 80% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu e deixou mais de 430 feridos, segundo a Defesa Civil


Um tornado de grande intensidade atingiu o estado do Paraná nesta sexta-feira (7), deixando cinco mortos e mais de 430 feridos, segundo informações atualizadas da Defesa Civil, divulgadas pelo g1. As mortes foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu (quatro) e em Guarapuava (uma).

Imagens compartilhadas nas redes sociais e por veículos locais mostram casas completamente destelhadas, construções destruídas e postes de energia derrubados. Em várias áreas, o cenário é descrito por moradores e equipes de resgate como “de guerra”.

Durante a noite de sexta, o Corpo de Bombeiros havia confirmado cinco vítimas, mas o número chegou a ser corrigido para quatro após a constatação de uma duplicidade — uma mesma pessoa havia sido contabilizada em Rio Bonito do Iguaçu e Laranjeiras do Sul. Na manhã deste sábado (8), uma nova morte foi confirmada em Guarapuava, elevando novamente o total para cinco.

De acordo com a Defesa Civil, o tornado atingiu com maior força o município de Rio Bonito do Iguaçu, onde cerca de 80% da área urbana foi destruída, com o colapso de construções e destelhamento generalizado. A cidade, com aproximadamente 14 mil habitantes, está localizada a cerca de 400 quilômetros de Curitiba.

Há suspeita de que novas vítimas possam estar sob os escombros. Um hospital de campanha foi instalado para atender os feridos e prestar suporte emergencial à população.

O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, afirmou que equipes de várias regiões do estado — incluindo Curitiba — foram deslocadas para reforçar as operações de busca e salvamento.

“Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos bombeiros de várias regiões do Paraná trabalhando nas buscas e no resgate de pessoas. Nossa prioridade é o salvamento neste momento”, destacou o coronel.

Mais lidas

Daniel Vilela é destaque na Veja como nome...
Servidora da PGDF publica artigos sobre a ...
Tornado devasta cidades no Paraná e deixa ...
...