TJ do DF condena ex-diretor do Base e ex-secretário

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

A Justiça do Distrito Federal condenou o ex-secretário de Saúde Rafael Barbosa e o ex-diretor do Hospital de Base Julival Ribeiro por improbidade administrativa. Os dois gestores são acusados de inaugurar a UTI de Neurotrauma do hospital, em junho de 2012, quando o espaço ainda não estava finalizado, causando risco a pacientes e funcionários. Cabe recurso.

Na sentença, a juíza da 6ª Vara de Fazenda Pública Sandra Cristina de Lira condena ambos ao pagamento de multa correspondente a 70 salários recebidos à época. O valor deve ser revertido ao próprio Hospital de Base.

A ação de improbidade foi proposta pelo Ministério Público do DF em junho de 2013, mas ainda não tinha sido julgada. No pedido, o MP afirma que a UTI entrou em funcionamento “sem espaço físico adequado para os leitos, sem recursos humanos com formação técnica adequada e sem equipamentos ou insumos suficientes”.

O MP também pedia a condenação do então gerente de Assistência Intensiva da Secretaria de Saúde, Rubens Antônio Bento Ribeiro, e do então chefe da UTI adulto do Base, Renato Camargo Viscardi. O pedido foi julgado improcedente pela 6ª Vara de Fazenda Pública, mas o MP ainda pode recorrer.

Em março deste ano, a UTI para adultos do Hospital de Base foi alvo de outra suspeita. A operação Hígia, do MP e da Polícia Civil, apura fraudes no registro de frequência e em atestados médicos na unidade.

Segundo a Promotoria de Defesa da Saúde, a suspeita é de que médicos tenham burlado a escala de serviço da UTI adulto, com horas extras lançadas não realizadas, gerando horas de trabalho semanal incompatível. O MP também diz ver indícios de falsificação de documentos para justificar abonos concedidos.

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, disse que a pasta vai investigar o suposto envolvimento de servidores e que não vai tolerar nenhum tipo de fraude ou desvio.

Mais lidas

Soldado que confessou feminicídio de cabo ...
GDF conquista Selo Diamante em Transparênc...
Daniel Vilela se reúne com vereadores de A...
...