Sejus Mais Perto de Você será dias 18 e 19 em Ceilândia

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Entrega de Praça dos Direitos na QNN 13 é a novidade desta edição do programa.

O programa Sejus mais Perto do Cidadão chega à Ceilândia no próximo final de semana, dias 18 e 19 de outubro, com vários serviços e atrações para a comunidade local.

A grande novidade desta 8ª edição do programa, coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) será a entrega à população da Praça dos Direitos, na QNN 13.

O espaço será otimizado com cursos de qualificação profissional e também práticas esportivas, culturais e artísticas para atender a juventude da maior cidade do DF.

As ações do programa Sejus mais Perto do Cidadão serão a primeira atividade oficial na Praça dos Direitos. O atual governo definiu, por meio de decreto publicado em agosto de 2019, as ações que serão realizadas na praça para o desenvolvimento social e promoção da cidadania da população de Ceilândia.

As atividades serão coordenadas pela Sejus, com apoio das secretarias de Educação; Saúde; Juventude; Esporte e Lazer; Cultura e Economia Criativa e Administração Regional de Ceilândia.

Para o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, a cada edição do programa aumentam os serviços, os parceiros e a participação popular. “

“O programa facilita a vida do cidadão que precisa se deslocar da sua cidade para resolver suas demandas como tirar segunda via de documento, registrar reclamações ou, até, cortar o cabelo de graça. É uma iniciativa que mobiliza muita gente e que tem alcançado resultados muito positivos”, avalia.

Emissão de documentos

– O Na Hora estará no local para fazer carteira de identidade: 1ª e 2ª via; Emissão de Carteira de Identidade: 1ª e 2ª via; Carteira de Trabalho: 1ª e 2ª via (em caso de furto levar boletim de ocorrência); CPF; Certidões negativas de débitos da Secretaria de Fazenda, CEB e CAESB; INSS; Pagamento de débito será feito na van de conveniência do BRB. Durante o evento será possível solicitar isenção da taxa de 2ª via da identidade para pessoas em situação de vulnerabilidade com a SEDES.

Conheça os outros serviços da Sejus que serão oferecidos para a população:

– Orientações no âmbito do programa “Pró-Vítima”, que atende mulheres vítimas de violência e a “Feira de Talentos Pró-Vítima” (exposição e comercialização de produtos e artesanatos realizados por mulheres vítimas de violência atendidas pelo programa);

– Também no dia 19/10, às 10h, haverá realização de oficina de dança e roda de conversa para possibilitar a reflexão sobre todas as formas de violência contra as mulheres.

– Dias 18 e 19 pela manhã haverá venda de hortaliças livres de agrotóxicos produzidas no sistema socioeducativo e venda de panificação produzida no sistema socioeducativo (tarde).

– Informações dos servidores da Gerência de Atendimento em Meio Aberto (GEAMA) da Ceilândia sobre cumprimento das medidas do sistema socioeducativo.

– Tenda temática “circo” com circuito de brincadeiras com materiais recicláveis; pinturas de rostos; painel com temática de circo, para crianças tirarem fotos; lançamento de almanaque passatempo e desenhos; varal de desenhos sobre prevenção ao trabalho infantil;

– Atendimento e orientação do Conselho Tutelar;

– Oficina de grafite sobre o tema: proteção aos direitos de crianças e adolescentes;

– Práticas integrativas (auricoloterapia, massoterapia, reiki) e  orientação à saúde de crianças e adolescentes;

– Atividade de educação ambiental: plantio de ipê e distribuição de sementes;

– Exposição e venda de produtos fabricados nas oficinas das unidades prisionais/FUNAP;

– Prevenção ao uso de drogas com divulgação da campanha contra a exploração infantil no tráfico de drogas; oficina de grafite; cultura hip hop contra as drogas; orientações sobre uso indevido de substâncias psicoativas; orientação sobre acolhimento em Comunidades Terapêuticas;

– Grupo de Escoteiros de Ceilândia/DF: oficina de primeiros socorros, oficina de nós, organização de stands e hasteamento de bandeira;

– Ouvidoria da Sejus: acolhimento de reclamações, elogios, sugestões e informações sobre órgãos e agentes públicos do Governo do Distrito Federal;

– Ouvidoria do MPDFT: recebimento de reclamações, críticas, denúncias, sugestões e elogios. Também prestará informações sobre a atuação do Ministério Público.

– Procon: Atuará para sanar dúvidas dos consumidores, orientar e abrir solicitações;

– Distribuição de material informativo sobre direitos dos idosos;

– Informações sobre serviços funerários e cemitérios;

– Ações educativas e de conscientização sobre direitos humanos também acontecerão nas escolas na semana do dia 21 a 25 de outubro. Com informações da assessoria da Sejus.

Mais lidas

A faca da esquerda no coração do BRB
Chefe do Republicanos no DF larga o trono ...
BRB investe R$ 250 milhões na Ponte Palmas...
...