Saúde já fez 190 mil testes rápidos por drive-thru

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Posto do Recanto das Emas (que atende também Samambaia) teve 297 resultados positivos para a Covid-19, o maior registro até aqui.

 

Moradores do Recanto das Emas, na unidade que atende moradores da região e de Samambaia, começaram a ser testados nesta segunda-feira (15). Lá foi onde se registrou o maior número de casos nesta modalidade de testagem: dos 497 exames aplicados, foi detectada a Covid-19 em 297.

Em todo o Distrito Federal, a Secretaria de Saúde já fez 191.997 testes rápidos pelo sistema drive-thru, desde o dia 21 de abril. Os testes, que são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são aplicados em dez postos montados em dez Regiões Administrativas do Distrito Federal.

A ação já detectou 10.001 casos da Covid-19. Somente na última segunda-feira (15), foi identificada a presença do vírus em 1.323 testes – a maior quantidade desde que o sistema passou a funcionar no DF. No total, 4.956 exames foram feitos.

No Paranoá (que atende a todas as regiões administrativas da Região de Saúde Leste), o posto era o que mais estava registrando novos casos da doença. Na última testagem , foram feitos 519 testes que confirmaram o coronavírus em 194. Ao todo, o drive-thru da região já fez 12.735 exames com 1.748 confirmações.

Veja os números em todos os postos

 

A Secretaria de Saúde frisa que o teste é indicado para pessoas com sintomas da Covid-19 e que a realização do exame rápido, que detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o coronavírus, não descarta a necessidade de procurar uma unidade básica de saúde (UBS) na ocorrência de sintomas. Eles costumam ser detectáveis com maior segurança a partir do sétimo dia da exposição.

Atendimento
A testagem por drive-thru ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. Para fazer o teste é necessário fazer um cadastro no site teste.df.gov.br. Após se cadastrar, o usuário pode agendar o exame na unidade que atende a região em que reside.

O resultado sai em até 30 minutos. Para visualizá-lo, o cidadão testado deve entrar novamente na página e autorizar o envio da conclusão do exame para o e-mail cadastrado.

UBSs
A rede pública de saúde do Distrito Federal conta com 172 unidades básicas de saúde (UBSs), em todas as regiões administrativas, que oferecem acolhimento e atendimento para os casos suspeitos de Covid-19.

Os moradores das regiões não atendidas pelos drives e que apresentarem sintomas da Covid-19 podem buscar atendimento nas UBSs.

Na unidade, o paciente será avaliado pelas equipes de saúde da família e poderá fazer o teste rápido ou por swab, conforme resultado da avaliação.

A testagem para a doença, em pessoas sintomáticas, ocorre em 79 UBSs.

Semanalmente, a testagem ocorre em dez postos montados em dez regiões administrativas. Eles mudam de local conforme a situação epidemiológica em cada região. Confira abaixo a localização de todos os pontos de testagem drive-thru no Distrito Federal ao longo desta semana.

Com informações da Secretaria de Saúde

Mais lidas

CLDF homenageia os 47 anos do Parque da Ci...
ANPAQ lança selo de autenticidade da cacha...
Força-tarefa prepara Sol Nascente/Pôr do S...
...