Maior programa de qualificação profissional do país oferece cursos de manutenção e inclusão social no DF.
Teve início nesta terça-feira (19) o terceiro ciclo de 2025 do RenovaDF, o maior programa de qualificação profissional do Brasil. Nesta etapa, 2.033 pessoas estão matriculadas na iniciativa promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), em parceria com o Senai.
Os participantes recebem formação como auxiliares de manutenção em diferentes áreas da construção civil, incluindo carpintaria, jardinagem, eletricidade, encanamento, serralheria e alvenaria. Com carga mínima de 240 horas, divididas em três etapas de 80 horas, os cursos oferecem até 20 horas semanais de aprendizado prático e teórico.
Além das aulas, os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na reforma de equipamentos públicos em regiões como Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto. Durante o período de capacitação, cada estudante recebe bolsa-auxílio, uniforme e lanche.
O programa tem transformado vidas, especialmente no Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. Nesta edição, 24 vítimas de violência foram acolhidas pela Secretaria da Mulher (SMDF), que oferece suporte para um recomeço com dignidade. “O RenovaDF não melhora apenas os espaços públicos da nossa cidade, mas abre as portas de um futuro melhor para todos”, destacou a vice-governadora Celina Leão, presente à cerimônia de abertura.
Exemplo dessa transformação é Itamar Nunes, que viveu em situação de rua e ingressou no programa há quatro anos. Após se destacar no curso, tornou-se coordenador do RenovaDF. “Graças a Deus e às pessoas que me oportunizaram, consegui mudar de vida”, relatou.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, o programa é símbolo de inclusão social. “Quando falamos em inclusão, pensamos nas pessoas em situação de rua, nas mulheres que sofreram violência e nos imigrantes que buscam oportunidades. O RenovaDF existe para transformar essas vidas”, afirmou.