REFLEXÕES EM 2025 PARA 2026 OS PRINCIPAIS ENSINAMENTOS DE JESUS

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Reproduação
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

https://www.aldemario.adv.br/principaisensinamentosjesus.pdf
Pelas mais censuráveis razões mundanas, o ideário de Jesus é equivocadamente verbalizado, nos tempos e templos atuais, sob a forma de pecados, culpas, castigos, ódios, infernos, demônios e em uma estranha “vontade de Deus”. O mundo novo, habitado pelo homem novo, será uma realidade em cada coração e no convívio social quando as mais relevantes lições do Mestre dos Mestres forem uma prática dominante e os pilares da própria organização das instituições humanas.

RAZÃO E ESPIRITUALIDADE: O USO DA INTELIGÊNCIA NA LEITURA DE ROMANCES ESPÍRITAS (E TUDO MAIS)
https://www.aldemario.adv.br/razaoespiritualidaderomances.pdf
Assim, o caminho da antropomorfização do mundo espiritual não parece o melhor. Ademais, como é impraticável (talvez impossível no plano terreno) compreender razoavelmente os mais profundos mistérios da espiritualidade, não é adequado realizar um exercício, um tanto arbitrário, de criatividade transcendental

NEM CÉU, NEM INFERNO
https://www.aldemario.adv.br/nemceuneminferno.pdf
Na linha dessas afirmações é possível dizer que não existem céu e inferno como lugares geográficos ou locais de felicidade ou tormento perpétuos. Céu e inferno são estados de consciência moral ou de vibração energética dos espíritos./O céu é o estado interior de felicidade e paz que o espírito alcança em razão de seu progresso moral. A prática do bem, o exercício do amor e a purificação das imperfeições definem um processo que culminará no atingimento da perfeição (relativa) e na felicidade (relativa)./O inferno, por sua vez, é o estado interior de sofrimento e angústia gerado apego ao egoísmo e suas derivações. A imperfeição espiritual cria o seu próprio inferno. Esse sofrimento, entretanto, é transitório. Mais cedo ou mais tarde todo espírito será atraído pela irresistível luz divina.

QUEM MORRE PODE IR PARA O INFERNO GOVERNADO POR SATANÁS?
https://www.aldemario.adv.br/infernosatanas.pdf
Para além de qualquer dúvida, Jesus foi categórico acerca do verdadeiro “lugar” do céu e do inferno. Disse aquele que inspira o melhor para a humanidade: “o Reino de Deus está dentro de vós”. O anúncio, dos mais relevantes em si e por suas consequências, integra o apócrifo Evangelho de Tomé (Logion 3) e o canônico Evangelho de Lucas (17:21).

PROPÓSITO DE VIDA: GERAL E ESPECÍFICO
http://www.aldemario.adv.br/propositoge.pdf
Isso pode ser muito limitado, e sinceramente avalio que é pouco, mas como (aparentemente) disse Cícero: “Certifica-te de que és fator de soma para as pessoas de cujas vidas participas”. E, digo eu, mesmo que essa parcela agregadora no campo construtivo seja acanhada e mutável ao longo da vida.

O PERDÃO E SUAS MÚLTIPLAS FACES NA JORNADA EM BUSCA DA PAZ INTERIOR
https://www.aldemario.adv.br/perdaofaces.pdf
Um dos maiores aprendizados indica que quem segue a jornada da vida com o coração limpo e leve colhe, inevitavelmente, os frutos dessa paz interior. Nenhuma escuridão, venha de onde vier ou tome a forma que tomar, é capaz de apagar o brilho de quem escolheu o caminho da luz. Semear o amor por intermédio do perdão (e autoperdão), pela força da inexorável lei de causa e efeito, terá como consequência, mais cedo ou mais tarde, a experimentação do mais genuíno sentimento de felicidade.

QUEM PERDOA É DEUS?
https://www.aldemario.adv.br/deusquemperdoa.pdf
A interferência de Deus no cotidiano das vidas é possível, afinal Ele é onipotente (pode tudo). Entretanto, a forma como Deus criou os espíritos e um especial atributo da divindade apontam para a inviabilidade dessa intervenção direta.

PARA ALÉM DO PERDÃO …
https://www.aldemario.adv.br/paraalemperdao.pdf
Perdoar é uma das mais nobres atitudes do processo evolutivo no plano moral. Para a imensa maioria dos habitantes da Terra, é o ponto culminante de várias passagens, vidas ou encarnações. Ocorre que, mesmo no nível terrestre, é possível vislumbrar e exercitar etapas superiores de progresso moral-espiritual. Compreender e aceitar o patamar de consciência evolutiva alcançado pelo irmão de jornada, que afasta a percepção da ofensa e a necessidade de perdão, representam novos e mais desafiadores testes rumo à perfeição (possível).

O QUE É O AMOR?
https://www.aldemario.adv.br/oqueamor.pdf
Assim, a maior aproximação para o amor como sentimento específico aponta para “querer o bem” (ou “querer a felicidade”) do amado (obviamente, o sentimento deve sair do plano do puro pensamento para a ação). Mas essa abordagem não é suficiente. Afinal, não faz sentido amar Deus como “querer o bem”. Deus já é o bem (ou felicidade) absoluta. O amor a Deus sugere outros sentimentos no amálgama do amor, como a admiração, a gratidão e o respeito./A forma mais poderosa de amor a Deus é o respeito (ou observância) de suas leis morais, sobretudo evoluir espiritualmente pelo mais intenso e radical amor ao próximo. Em suma, ame Deus amando de todo coração e com todas as forças o seu semelhante. Deus é visível e palpável na existência do outro.

O AMOR NA SUA PLENITUDE
https://www.aldemario.adv.br/amorplenitude.pdf
Como “todo amor é sagrado”, a sua máxima expressão é a contribuição próxima ou distante para o progresso espiritual dos amados rumo à perfeição (e felicidade) possível. Ao ser exercitado nessa extrema intensidade, será “recompensado” com a partilha dessa perfeição (e felicidade), conclusão compatível com um mundo criado pelo Absoluto do Amor.

NO TEMPO DA TRISTEZA
https://www.aldemario.adv.br/tempotristeza.pdf
“Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: ‘Sentem-se aqui enquanto vou orar’. “E lhes disse: ‘A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem’ “. (Marcos 14:32 e 34).

ALGUNS CAMINHOS PARA ENFRENTAR AS ADVERSIDADES DA VIDA
https://www.aldemario.adv.br/algunscaminhos.pdf
Na essência, o mundo (em sentido amplo) testa sua disposição de vida. Problemas, obstáculos, dificuldades, derrotas e perdas propõem a assunção de um estado de tristeza, apatia, angústia, desespero e até depressão. Surge, então, a questão fundamental: como tratar essa proposta de compra de negatividades?

NÃO PERDEMOS NOSSOS ENTES QUERIDOS
https://www.aldemario.adv.br/naoperdemosentesqueridos.pdf
A constatação mais forte e dolorosa da finitude da vida corpórea, decorrente da “partida” de ente querido, é também um momento de profunda reflexão existencial. Nesse sentido, três perspectivas não podem ser esquecidas.

OBRIGADO, DIVALDO
https://www.aldemario.adv.br/obrigadodivaldo.pdf
A grandeza da trajetória de Divaldo Franco se revela no legado que deixa. O verdadeiro valor de uma pessoa deve ser ponderado, sobretudo, pela dimensão das ações que realiza em benefício dos avanços sociais e espirituais do convívio humano. Nesse quesito, Divaldo foi um gigante. Obrigado, Divaldo.

Aldemario

Livro: ESPIRITUALIDADE. Escritos em uma perspectiva espírita
Autor: Aldemario Araujo Castro

Versão impressa/física:

ESPIRITUALIDADE

Versão eletrônica gratuita:
https://www.aldemario.adv.br/livros.htm

Mais lidas

REFLEXÕES EM 2025 PARA 2026 OS PRINCIPAIS ...
Prisão domiciliar de oito condenados por t...
Toffoli confirma presença de diretor do BC...
...