Projeto que regulariza incentivos fiscais dos estados pode ser votado hoje no plenário da Câmara

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

O projeto que convalida isenções concedidas no âmbito da guerra fiscal entre os estados (PLP 54/15) está na pauta da sessão do Plenário da Câmara dos Deputados desta terça-feira (30), a partir das 14h.

O projeto, de autoria do Senado, propõe uma transição para as isenções fiscais concedidas unilateralmente pelos estados, com prazos que variam de 1 a 15 anos de vigência para as atuais isenções e incentivos. O texto prevê ainda que um convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) poderá perdoar os créditos decorrentes das isenções de ICMS concedidas, prorrogando-as por períodos que variam de acordo com o setor
A urgência em votar o projeto ocorre porque o prazo concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Congresso Nacional resolva a questão já expirou.  “Espero que o PLP 54 seja votado hoje no plenário da Câmara. A situação é gravíssima e os estados correm o risco de continuar nessa paralisia por causa da insegurança fiscal e juridica”, alertou o deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF).
O deputado Izalci Lucas ressaltou que o Distrito Federal perdeu empresas para outros estados que concederam incentivos, agravando o problema do desemprego na capital do país. “Quando o Distrito Federal concedeu incentivos foi punido”, disse Izalci.
O relator da matéria pela Comissão de Finanças e Tributação, deputado Alexandre Baldy (Podemos-GO), apresentou um substitutivo cuja a principal novidade é um redutor progressivo dos incentivo ao longo de sua vigência estendida.

Mais lidas

Soldado que confessou feminicídio de cabo ...
GDF conquista Selo Diamante em Transparênc...
Daniel Vilela se reúne com vereadores de A...
...