Plenarinha Distrital reforça protagonismo infantil e cidadania na rede pública do DF

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Hélvia Paranaguá: "A Plenarinha foca nas questões da cidadania e mostra para a criança, desde cedo, o valor de ser um cidadão que respeita o outro" | Fotos: Mary Leal/SEEDF
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Evento reuniu estudantes, professores e gestores para discutir empatia, inclusão e participação das crianças nas decisões educacionais

 

 


A XIII Plenarinha Distrital, realizada na última sexta-feira (7) no auditório da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape), celebrou o compromisso da rede pública do Distrito Federal com a escuta e a participação das crianças nos processos educativos. O encontro reuniu estudantes, professores e gestores para refletir sobre práticas pedagógicas voltadas ao respeito, à inclusão e ao diálogo desde a primeira infância.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a importância da iniciativa como um espaço de aprendizagem cidadã e de valorização das vozes infantis. “A Plenarinha foca nas questões da cidadania e mostra para a criança, desde cedo, o valor de ser um cidadão que respeita o outro, que não pratica violência, que tem cuidado com os animais e que entende o sentido da inclusão e da empatia”, afirmou.

Segundo Hélvia, o protagonismo das crianças é o maior resultado desse processo educativo. “Os professores fortalecem a convivência e o respeito. O resultado está nos quatro temas debatidos: empatia, inclusão, cuidado e harmonia. Quando começamos a tratar dessas questões na primeira infância, formamos uma sociedade muito melhor”, completou.

Durante a abertura, estudantes das coordenações regionais de ensino do Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Sobradinho, Santa Maria, São Sebastião e Samambaia compuseram simbolicamente a mesa, representando a diversidade da rede pública e a força da infância como agente de transformação social.

Para Juciele Rosa, chefe da Unidade Regional de Educação Básica da CRE do Plano Piloto, a Plenarinha é um reflexo do compromisso das escolas com a formação cidadã. “Estamos mostrando que as crianças exercem sua cidadania em atividades lúdicas voltadas à aprendizagem, em uma rotina que une afeto, intencionalidade pedagógica e escuta ativa”, afirmou.

As apresentações dos comitês mirins mostraram o resultado de meses de pesquisa e diálogo. As crianças investigaram temas de interesse comum e apresentaram propostas para melhorar os espaços escolares e fortalecer o vínculo com as comunidades.

A coordenadora do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Olhos d’Água, Sara Ledo, relatou algumas das ações desenvolvidas pelos alunos. “As crianças criaram uma horta, plantaram alface e cenoura, montaram o Jardim Arco-Íris e promoveram passeatas para conscientizar a vizinhança sobre o cuidado com os pets e o espaço ao redor da escola”, contou.

Ao final do encontro, as propostas elaboradas pelos comitês mirins foram entregues às autoridades educacionais. O gesto simbolizou o reconhecimento da importância da escuta infantil e consolidou a Plenarinha como um exercício concreto de cidadania desde a primeira infância.

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