Orçamento deve ter novo corte de R$ 2,5 bilhões, diz Bolsonaro

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Presidente afirmou que valor do bloqueio é ‘uma merreca’ e vai atingir apenas uma pasta, para ‘matar um ministério só’; anúncio deve sair na segunda-feira

 

Orçamento deste ano deve sofrer um novo corte, segundo o presidente Jair Bolsonaro. O contingenciamento deve alcançar 2,5 bilhões de reais e será anunciado na segunda-feira 22, quando será divulgado o relatório bimestral de receitas e despesas.

“Queremos evitar que o governo pare, dado que o nosso Orçamento é completamente comprometido. Deve ter um novo corte agora. O que deve acontecer é um novo corte de 2,5 bilhões de reais. Uma merreca. Concorda que é uma merreca perto de um orçamento trilionário nosso? É pouca coisa”, disse o presidente a jornalistas.

Ainda segundo Bolsonaro, a equipe econômica avalia cortar o Orçamento de um único ministério, e não de vários. “Ao invés de cortar de seis ou sete ministérios, e todo mundo morrer praticamente, vamos matar um ministério só”, justificou.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, havia informado na quinta-feira 18, que um novo corte no Orçamento não estava previsto. Contudo, ele fez uma ressalva de que a equipe econômica do governo ainda estava avaliando a questão.

Um contingenciamento de 30 bilhões de reais foi sido anunciado em março com o objetivo de assegurar o cumprimento da meta de déficit primário deste ano, estipulada em 139 bilhões de reais para o governo central (Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência).

Em maio, o governo optou por queimar boa parte da sua reserva de emergência, diminuindo-a de 5,373 bilhões de reais para 1,562 bilhão de reais, para não recorrer novamente ao expediente de congelamento de gastos, em meio à forte restrição já experimentada pelas pastas na Esplanada.

(Com Reuters)

Mais lidas

Príncipe William recria foto de Diana no C...
Polícia Civil do Piauí combate infiltração...
CLDF aprova projeto que protege cuidadores...
...