O Hospital Veterinário Público não vai fechar

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Na manhã desta segunda-feira (25), o secretário da Fazenda do GDF, André Clemente, anunciou o repasse de recursos para garantir o completo funcionamento da unidade. Segundo ele, os valores para o funcionamento deste ano estão garantidos desde janeiro.

De acordo com o titular da Fazenda, o GDF vai criar estruturas específicas para cirurgia, internação e atendimento, aumentando muito a capacidade do hospital de Taguatinga. Também vamos comprar mais equipamento e criar UPAs veterinárias em quatro cidades, que ainda serão escolhidas, formando uma Rede de Atendimento Veterinário”, pontuou o secretário.

Além disso, um projeto do Ibram prevê a construção de quatro novas unidades públicas de atendimento veterinário para ampliar o serviço público no DF. A ideia é que todas funcionem dentro do parque do Cortado, em Taguatinga, onde funciona a unidade veterinária.

Para a diretora do Hospital, Mayara Cauper, o hospital favorece a democratização do acesso à saúde. “Atendemos animais de pessoas que provavelmente não teriam condições de pagar por um atendimento particular. E, quando o tutor tem um animal doente, ele acaba ficando mal também. Além disso, existem zoonoses que podem ser transmitidas aos humanos”, frisa.

A unidade

Gerido pela Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), o Hospital Veterinário Público do Distrito Federal já atendeu mais de 15 mil animais. Inaugurado em 5 de abril de 2018, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e de 8h às 15h, para emergências.

São distribuídas 50 senhas por dia, sendo 20 para casos emergenciais e 30 para não emergenciais, além dos retornos. Para ser atendido, o dono do animal precisa estar munido de CPF, identidade e comprovante de residência em seu nome. O espaço, que tem 540m2, conta com ala cirúrgica, consultórios, enfermaria e salas separadas para internação diurna de bichos com doenças infecciosas. A equipe conta com 12 veterinários. A unidade está localizada no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga.

Mais lidas

HBO Max lança série documental sobre Ayrto...
Vini Jr. pede desculpas após polêmica no E...
Megaoperação no Rio deixa mortos e provoca...
...