New York Times diz que ameaça de golpe ronda o Brasil

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

O jornal americano The New York Times publicou uma matéria com o título “Ameaças de golpe abalam o Brasil com aumento das mortes por vírus”. O texto teve destaque na capa da versão impressa do periódico e afirma que o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados estão usando a perspectiva de intervenção militar para proteger seu poder.

“A crise se tornou tão intensa que algumas das figuras militares mais poderosas do Brasil lançam alertas de instabilidade — enviando estremecimentos de que poderiam assumir e desmantelar a maior democracia da América Latina”, diz trecho da reportagem escrita por Simon Romero, Letícia Casado e Manuela Andreoni.

Ao longo do texto, os repórteres citam alguns dos embates ocorridos no último mês entre Bolsonaro, seus filhos e aliados, com o Legislativo e com o Judiciário, além das frequentes ameaças e desafios a outros Poderes e instituições.

“Em vez de de denunciar a ideia, o círculo mais próximo do presidente parece estar clamando para que os militares entrem na briga. De fato, um dos filhos do presidente, um congressista que elogiou a antiga ditadura militar do país, disse que uma ‘ruptura’ institucional semelhante era inevitável”, diz a reportagem.

O NYT ainda ressalta que o presidente por enfrentar problemas no Supremo Tribunal Federal por sua conduta frente a crise do novo coronavírus, escondendo os dados de mortos pela Covid-19. A reportagem também faz menção às trocas de ministros da Saúde e da frustrada campanha pela expansão do uso da cloroquina. (IstoÉ)

 

Mais lidas

Ibaneis empossa simbolicamente Nelson Souz...
Secretaria de Saúde tem 50 locais de imuni...
Cadeia não foi feita para rico
...