Ministro Fachin anula condenação do ex-tesoureiro do PT

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Decisão de Fachin reacende debates sobre competência e legalidade no processo contra João Vaccari Neto

 

 

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou a decisão de anular o processo que resultou na condenação do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, a 24 anos de prisão na Operação Lava Jato. A anulação ocorreu após Fachin aceitar o recurso da defesa, reconhecendo a incompetência da 13ª Vara Federal em Curitiba, chefiada pelo ex-juiz Sergio Moro, para julgar o caso.

 

Vaccari foi acusado de receber vantagens indevidas do grupo Keppel Fels, empresa com contratos com a Petrobras, durante o ano de 2010. O ministro Fachin determinou que as acusações devem ser julgadas pela Justiça Eleitoral do Distrito Federal, considerando a jurisprudência do STF.

 

O advogado de Vaccari, Luiz Flávio Borges D’urso, destacou que a defesa sempre questionou a competência da 13ª Vara Federal em Curitiba para o caso e que a decisão de Fachin restabelece a legalidade do processo, marcado por ilegalidades e abusos desde o início. Agora, caberá à Justiça Eleitoral do DF avaliar a possibilidade de reaproveitamento das provas após a anulação.

Mais lidas

Moraes vota pela condenação de Bolsonaro
IPEDF: Pesquisa traçará impacto dos jogos ...
Wilder defende tarifaço e vira as costas p...
...