Maia classifica MP que permite Weintraub contratar reitores de “inconstitucional”

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou a Medida Provisória enviada pelo governo federal que permite ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, nomear reitores durante o período de emergência em saúde, provocada pelo novo coronavírus.

 

Em entrevista à GloboNews, Maia afirmou que a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados apontou inconstitucionalidade na MP. De acordo com o texto do governo, a nomeação pode acontecer sem consulta à comunidade acadêmica.

“Espero que o governo tome uma decisão [sobre a MP] nas próximas horas e não obrigue o presidente do Congresso a devolver a matéria, o que é uma medida extrema. Já existem ações no STF e, olhando a análise constitucional da Secretaria-Geral da Mesa, acho muito difícil que o Supremo não tome decisão no sentido de suspender a medida”, disse Maia.

Deputados de vários partidos pediram ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que devolva a MP ao governo. A constitucionalidade da medida também está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).

Mais lidas

STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro
Moraes autoriza visitas dos filhos a Bolso...
13º salário deve aliviar dívidas em atraso...
...