Luto na aviação: morre cofundador da GOL

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Redes Sociais
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Fundador da GOL Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira Júnior teve papel decisivo na transformação da aviação civil brasileira

 

 

O empresário Constantino de Oliveira Júnior, cofundador da GOL Linhas Aéreas, morreu aos 57 anos neste sábado (24), em São Paulo. Ele enfrentava um câncer pulmonar e estava em tratamento.

Considerado um dos principais nomes da aviação civil brasileira, Constantino Júnior foi fundador e presidente do Conselho de Administração da GOL, companhia que teve papel central na transformação do setor aéreo no país. Sua atuação contribuiu para a popularização do transporte aéreo, com a ampliação do acesso da população às viagens de avião e a oferta de passagens a preços mais competitivos.

Natural de Patrocínio, no interior de Minas Gerais, o empresário construiu uma trajetória marcada por visão estratégica, inovação e compromisso com o desenvolvimento do setor de transportes no Brasil.

A GOL foi fundada em 2001, ano em que Constantino Júnior assumiu o cargo de primeiro CEO da empresa. Antes disso, entre 1994 e 2000, atuou como diretor da Comporte Participações, grupo controlador de empresas de transporte rodoviário de passageiros. Em 2004, passou a integrar o Conselho de Administração da GOL, acumulando a função com a presidência executiva até 2012. A partir desse período, deixou a gestão diária da companhia e assumiu a presidência do conselho, posição que ocupava até sua morte.

Constantino de Oliveira Júnior deixa a esposa, Eliana, e quatro filhas.

Em nota, a GOL Linhas Aéreas lamentou o falecimento de seu fundador e manifestou solidariedade aos familiares e amigos. Confira abaixo a íntegra do comunicado.

 

A GOL Linhas Aéreas manifesta profundo pesar pelo falecimento de seu fundador, Constantino Júnior, neste sábado, 24/01/2026, aos 57 anos.

Há 25 anos, Júnior e a família Constantino deram início à trajetória da mais brasileira das companhias aéreas. Com uma visão empreendedora e valores sólidos, nascia uma empresa reconhecida por sua excelência, referência em inovação e por seu compromisso com o desenvolvimento do Brasil.

Neste dia de enorme tristeza, a Companhia se solidariza com os familiares e amigos, expressando seus sentimentos e reconhecendo seu legado.

Mais lidas

481 papelarias são credenciadas no Cartão ...
Inscrições encerradas para Programa Técnic...
Recesso parlamentar reduz horário da Câmar...
...