Por iniciativa do deputado Lira (PHS), a Câmara Legislativa realiza nesta sexta-feira (15), às 15h, no Plenário da Casa, audiência pública para debater a situação das famílias dos detentos do sistema prisional do Distrito Federal.
“Cabe ao Estado proporcionar os meios para que os internos possam assegurar sua ressocialização e sua reinserção à sociedade, e assim, evitar a reincidência nas práticas criminosas. E suas famílias merecem todo o respeito durante as visitas”, afirmou o deputado.
Os detentos reclamam, por exemplo, da má qualidade da alimentação e do excesso de lotação das celas, o que facilita a propagação de doenças.
Eles também pedem a abertura de mais cursos porque ficam ociosos e consideram as vagas oferecidas insuficientes. E solicitam, ainda, melhorias no atendimento médico e psicológico a que têm direito.
Já os familiares reivindicam melhor tratamento durante as visitas. E pedem maior oferta de transporte público, pois ficam horas à espera de condução com crianças pequenas e idosos. Também querem levar materiais de higiene e alimentos nas visitas, bem como a redução do preço dos produtos oferecidos pela cantina.
Essas e outras questões serão debatidas com a participação de autoridades na busca de soluções que atendam tanto os interesses dos detentos e de suas famílias quanto da sociedade como um todo.