IgesDF lança campanha “Setembro mais que amarelo – Todas as Cores” para valorizar a vida

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: internet
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Iniciativa amplia o debate sobre bem-estar e promove ações interativas em todas as unidades do Instituto ao longo do mês
Por Pollyana Cabral
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) iniciou, nesta semana, a campanha “Setembro mais que amarelo – Todas as Cores”, conduzida pelo Programa Acolher, que é voltado para os colaboradores da instituição. A iniciativa propõe ampliar o diálogo sobre saúde mental, valorização da vida e bem-estar, com uma programação diversificada em todas as unidades durante setembro.
A abertura da campanha foi marcada com a palestra do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, que compartilhou sua trajetória de vida e superação. Seu relato buscou fortalecer os profissionais que diariamente enfrentam os desafios da linha de frente da saúde.
Segundo a chefe do chefe do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NUQVT), Paula Paiva, o olhar deve ser sempre integral. “Nós entendemos a importância da campanha de prevenção ao suicídio, mas também sabemos que o cuidado precisa ser ampliado. Quando falamos em saúde mental, falamos em cuidado integral, em observar todos os aspectos que impactam a vida do trabalhador.”
A iniciativa foi desenhada exclusivamente para os profissionais do IgesDF, em áreas administrativas, hospitais e UPAs, valorizando o cuidado de dentro para fora. A lógica é simples e poderosa: ao se sentirem acolhidos e saudáveis, as equipes naturalmente transferem esse cuidado ao paciente e às pessoas ao seu redor, numa corrente que reforça o impacto da humanização na saúde pública.
Entre as dinâmicas previstas estão a Amarelinha da Saúde, que convida à reflexão sobre hábitos físicos e emocionais; oficinas de alimentação saudável, que exploram como a alimentação influencia o equilíbrio emocional; além de palestras sobre os efeitos do uso excessivo de tecnologias, um labirinto digital que pode adoecer silenciosamente.
Para o presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, esse movimento gera impacto direto na assistência. “Quando oferecemos suporte aos nossos profissionais, fortalecemos não apenas o bem-estar deles, mas também a qualidade do atendimento à população. Essa corrente de acolhimento começa dentro do Instituto e reflete na ponta, junto aos pacientes”, ressalta.
A próxima ação da campanha acontece em 4 de setembro, no Auditório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), com a palestra “Perigos ocultos nas tendências digitais e os desafios que estão levando nossos jovens ao limite”. O dia contará ainda com diversas dinâmicas voltadas ao autocuidado, compondo um conjunto de práticas para fortalecer corpo e mente.
A gestora também reforça a importância de desfazer preconceitos em relação à saúde mental. “Cuidar da mente não é coisa de louco, é coisa de gente saudável e consciente. Assim como cuidamos do coração, dos dentes ou da pele, precisamos cuidar também das emoções, que são a base para todas as outras áreas da saúde.”

O que é o Programa Acolher

O Programa Acolher, do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), é uma iniciativa voltada ao cuidado integral dos colaboradores de todas as unidades geridas pelo instituto, incluindo o Hospital de Base. O projeto oferece suporte em saúde física, mental e emocional, com atendimentos em psicologia, psiquiatria, nutrição, acupuntura, reiki, meditação e ginástica laboral, entre outras atividades. Com foco na valorização da vida e no bem-estar no ambiente de trabalho, o programa beneficia, em média, quase 5 mil colaboradores por mês, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos profissionais e refletindo diretamente na qualidade da assistência prestada à população.
Paula lembra que o Projeto Acolher mantém atividades contínuas ao longo do ano, oferecendo apoio psicológico, psiquiátrico e multiprofissional gratuito. “Queremos que cada profissional perceba que o autocuidado é fundamental e que buscar ajuda faz parte de uma vida saudável. Quanto mais ampliarmos esse diálogo, mais fortalecidos estaremos para enfrentar os desafios do dia a dia”, destaca.
O cronograma completo das atividades de setembro abaixo: 

Mais lidas

A faca da esquerda no coração do BRB
Chefe do Republicanos no DF larga o trono ...
BRB investe R$ 250 milhões na Ponte Palmas...
...