Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás realiza sua 16ª captação de órgãos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Equipe de profissionais do Herso que participaram do 16º procedimento de captação de órgãos
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Coração, fígado, rins e córneas, de uma paciente de 14 anos, foram captados na unidade do Governo de Goiás no sudoeste do Estado e destinados a pacientes em Goiás e no Distrito Federal

 

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) realizou a 16ª captação de órgãos da unidade, reforçando seu compromisso com a solidariedade e com o fortalecimento da rede de transplantes. A doadora foi N.K.S.B., de 14 anos, cuja família, mesmo em um momento de dor profunda, autorizou o procedimento e possibilitou que outras pessoas tivessem a chance de recomeçar suas vidas.

Foram captados coração e fígado, encaminhados ao Distrito Federal, além dos rins e córneas, destinados a receptores em Goiânia. A captação só pôde ser realizada após o cumprimento rigoroso dos protocolos que confirmam a morte encefálica, condição fundamental para a doação de órgãos no Brasil. Somente após essa confirmação e com a autorização da família, a equipe avançou para o procedimento cirúrgico, que foi executado por médicos captadores de Goiás e do Distrito Federal, além dos profissionais da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), responsáveis pela retirada das córneas.

A gerente assistencial do Herso, Lidiane Vieira, destacou que cada captação representa esperança para diversas pessoas que aguardam na fila de transplantes. “Representa uma nova oportunidade de vida para vários pacientes. Mesmo em um momento tão difícil, a família da doadora escolheu ajudar outras pessoas, e isso é um gesto de profunda generosidade”, afirmou.

Segundo Lidiane, a agilidade nos processos para garantir o sucesso da doação. “Após a confirmação da morte encefálica e a autorização familiar, trabalhamos com muita rapidez e organização. A agilidade é essencial para que os órgãos cheguem aos receptores dentro do tempo seguro e com qualidade”, explicou.

Com essa 16ª captação, o Herso segue contribuindo para salvar vidas e promovendo a conscientização sobre a importância da doação de órgãos em Goiás e em Estados parceiros.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IPGSE

 

 

Mais lidas

Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás...
Sábado da saúde: Novembro Azul do Diabetes...
Faculdade Senac-DF oferece 25% de desconto...
...