Hesitação na Câmara em pautar projeto contra devedores contumazes é atribuída à influência de Ciro Nogueira

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

PLP 125, que endurece punições a empresas que driblam o fisco, foi aprovado por unanimidade no Senado, mas segue parado à espera de urgência para votação na Câmara.

 


Nos bastidores da Câmara dos Deputados, a demora do líder do Republicanos, Hugo Motta, em pautar o Projeto de Lei Complementar (PLP) 125 — que endurece as punições a devedores contumazes — tem sido associada à influência do senador Ciro Nogueira (PP-PI).

O texto, aprovado por unanimidade no Senado há um mês, ainda aguarda a aprovação de um pedido de urgência para ser votado na Câmara. A reunião de líderes da Casa, realizada nesta terça-feira (7), sequer discutiu a inclusão do projeto na pauta.

Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas (PP), atuou para suavizar o conteúdo do projeto durante sua tramitação no Senado. A proposta tem como alvo empresas que utilizam brechas tributárias para evitar o pagamento de impostos.

Enquanto o texto era debatido entre os senadores, Nogueira apresentou emendas que buscavam restringir a caracterização de “devedor contumaz”. Uma delas previa que empresas de setores com “forte influência estatal” sobre a formação de preços — como o de combustíveis, no qual a Petrobras tem papel relevante — fossem excluídas dessa classificação.

Outra sugestão do senador determinava que, em setores regulados por agências, como a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o desempenho e a qualidade dos serviços prestados pelas empresas também fossem considerados na análise sobre eventual inadimplência, especialmente nos chamados “setores essenciais”.

Com a resistência política e a falta de consenso entre lideranças partidárias, o avanço do PLP 125 segue incerto na Câmara.

Mais lidas

Professora do edusesc dá roteiro para arra...
Nosso Natal 2025 tem abertura nesta segund...
Raad Massouh se filia ao Partido Mobiliza ...
...